Delegação da Etiópia conhece experiências de saneamento rural no Ceará

5 de dezembro de 2017 # # # #

Assessoria de Comunicação - Cagece

Representantes do Governo da Etiópia e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estão no Ceará em missão técnica e intercâmbio de experiência na área de saneamento rural. A visita que teve início segunda-feira (4), na sede da Cagece, prossegue até a próxima sexta-feira (08) na companhia e em outros órgãos ligados à área. Além da troca de informações entre os dois países, o objetivo da visita é apresentar as experiências bem-sucedidas do Ceará em saneamento.

A programação teve início com apresentação da Cagece feita pelo diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez, e do modelo de Gestão do Sistema Integrado do Saneamento Rural (Sisar), apresentado pela gerente Otaciana Ribeiro. Houve ainda apresentações sobre a atuação da Funasa e da Cogerh.

A agenda segue com visitas à sede dos Sisars de Sobral e de Itapipoca, no Interior, estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto da Cagece, comunidades atendidas pelo Sisar, sistemas autônomos de água e esgoto, além de reuniões na Secretaria das Cidades e na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), em Fortaleza.

De acordo com a coordenadora de Saneamento Urbano do Ministério de Irrigação, Água e Eletricidade, do Governo da Etiópia, Shewanesh Demeke Weldemeskel, na Etiópia existe um sistema federativo de água e esgoto e a expectativa é ver como o governo brasileiro implementa os mecanismos de abastecimento de água, principalmente, no que diz respeito à gestão desses mecanismos e, ainda, de que forma pode ser adaptado no contexto etíope. “Também queremos aprender como funciona a relação entre governo e municípios e como se aplica na prática as tecnologias disponíveis. A ideia é levar esse conhecimento para nosso contexto para ver como podemos pensar em modelos parecidos”, informou.

Saiba mais

Composta por três representantes do Governo da Etiópia, quatro do Unicef e dois do Programa de Administração de Assuntos de Refugiados, a delegação cumpre agenda no Ceará até o próximo dia 8. Participaram desta primeira reunião, gestores da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).