Juventude do Futuro: concluída edição 2017

28 de dezembro de 2017 - 14:41 # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

Programas de prevenção alcançaram 16 municípios

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) superou as metas traçadas para a edição de 2017 do Projeto Juventude do Futuro. A iniciativa envolveu a implementação dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos e Famílias Fortes (PFF). Este ano, as ações alcançaram 16 municípios cearenses, beneficiando cerca de mil crianças matriculadas no ensino fundamental e 275 famílias em situação de vulnerabilidade social, com a efetivação de 3.850 atendimentos.

O PFF é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em encontros semanais, os profissionais capacitados nos municípios e as famílias abordam temas como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse e proteção contra o abuso de substâncias, dentre outros.

Em 2017, foram contemplados os seguintes municípios: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.

O Jogo Elos é realizado em escolas da rede municipal de ensino, sendo voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Consiste em um jogo no qual educandos, divididos em equipes, são convidados a realizar acordos de convivência entre a turma e o professor, de acordo com a tarefa escolhida.

O objetivo do programa é promover o desenvolvimento de atitudes participativas e colaborativas de maneira a contribuir para a construção de um coletivo democrático, favorecendo a produção de um ambiente harmônico em sala de aula, o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais.

Este ano, o programa Jogo Elos foi desenvolvido em escolas de nove municípios cearenses: Redenção, São Gonçalo do Amarante, Horizonte, Eusébio, Iguatu, Juazeiro do Norte, Beberibe, Crato e Quixelô.

Para a efetivação dos programas federais de prevenção às drogas, a SPD contou com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), que realizaram a capacitação dos 254 profissionais envolvidos em cada município, provenientes das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Cãncio, destaca a prevenção às drogas como o principal eixo de atuação da SPD. A gestora ressalta que os programas já benenficiaram mais de 23 mil pessoas desde a criação da pasta, em 2015.