Fórum Ceará em Debate traz palestra da economista Ana Carla Abrão

22 de março de 2018 - 16:07 # # #

“Eficiência da Máquina Pública do Brasil” é o tema da palestra da economista Ana Carla Abrão Costa em mais uma edição (nona) do Fórum Ceará em Debate Ipece/Seplag, que vai ser realizada nesta sexta-feira (23), às 10h30, no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará ( Edifício Seplag – 3º andar – Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba). A palestrante é sócia da Oliver Wyman e presidente do Conselho de Gestão do Município de São Paulo.

Ana Carla Abrão Costa é doutora em Economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP – São Paulo) com a Tese “Ensaios em Microeconomia Bancária”, que foi duplamente premiada com o Haralambos Simeonidis 2004 de melhor tese de doutorado em Economia (mais importante premiação acadêmica em Economia no Brasil) e o Prêmio Febraban de Melhor Contribuição para o debate sobre microeconomia bancária em 2004. Fez mestrado em Economia na Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE/FGV – Rio de Janeiro), com a dissertação “A Regulação Bancária no Brasil”.

O Fórum, que completa sua nona edição, é uma iniciativa do Ipece e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Tem como objetivo, de acordo com o diretor Geral do Instituto, professor Flávio Ataliba, ampliar, de forma democrática e transparente, o debate com a sociedade civil sobre temas relevantes do Estado. A primeira edição do Fórum Ceará em Debate foi em agosto de 2017, com a palestra do secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, Francisco de Queiroz Maia Júnior, que falou sobre “O Ceará Precisa de um Novo Modelo de Desenvolvimento?”.

O segundo encontro foi com Eudoro Walter de Santana, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), secretário Executivo do Conselho da Cidade de Fortaleza e coordenador do Pacto Por Um Ceará Sustentável. Já a terceira edição foi com Mauro Filho, titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz/Ceará), que falou sobre “A crise do federalismo brasileiro e seu reflexo no Ceará”; o quarto foi com o professor Flavio Cunha, que proferiu palestra sobre o tema “A Economia do Desenvolvimento Humano na Infância e na Adolescência”.

A quinta foi com o ex-ministro Ciro Gomes e o professor Luiz Guilherme Schymura, presidente do IBRE/FGV. A sexta edição ocorreu em janeiro deste ano, e teve como tema “Avaliação dos Setores Dinâmicos da Economia Cearense a partir da Nova Matriz Insumo Produto do Ceará”, abordado por Roberto Luís Olinto Ramos, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A sétima edição foi com Leandro Piquet Carneiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). Ele abordou o tema “O problema da segurança pública no Brasil e seus reflexos nos estados”, em 20 de fevereiro.

A oitava edição teve como palestrantes economista Cláudio Frischtak, consultor do Banco Mundial, e o professor Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), dia 7 de fevereiro.