SPD fomenta criação de Compods no Sertão de Sobral

4 de abril de 2018 - 15:26 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da SPD
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br
(85) 3238.5090 / 99910.3443

Pasta promove encontros em Varjota e Pires Ferreira

A macrorregião cearense Sertão de Sobral recebe a visita da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Nesta quarta-feira, 4, as assessoras técnicas Cléo Félix e Nayarah Oliveira coordenarão encontros nos municípios de Varjota e Pires Ferreira.

As reuniões contarão com a presença de gestores e profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de representantes da sociedade civil organizada. O objetivo é fomentar a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) nas duas localidades.

O Compod é um órgão consultivo e normativo de deliberação coletiva e de natureza paritária. O colegiado atua como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, explica que a criação dos Compods é uma das atribuições da SPD. Ele ressalta que os colegiados funcionam como espaços de participação social no âmbito da temática das drogas em todo o Estado, sempre com ênfase em ações de prevenção e acolhimento.

Conforme o titular da SPD, técnicos da pasta têm percorrido as diversas macrorregiões do Estado a fim de viabilizar a criação de Compods nos municípios. As visitas também envolvem a realização de workshops para atualização dos conselheiros sobre ações de prevenção e encontros de fortalecimento dos colegiados já existentes.

Hoje, a Secretaria contabiliza 98 Compods no Ceará. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado, visando o fortalecimento, continuidade e ampliação das políticas sobre drogas.

Mais informações sobre os Compods podem ser obtidas na Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3101.5482.

Serviço:

Fomento do Compod em Varjota – Data: 04/4 – Horário: 10 horas – Local: Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf)
Fomento do Compod em Pires Ferreira – Data: 04/4 – Horário: 15 horas – Local: Cras de Pires Ferreira