Novas areninhas vão ampliar a prática esportiva no bairro Mondubim

19 de abril de 2018 - 10:26 # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Davi Pinheiro - Fotos

Estimular cada vez mais a prática esportivas através de campos modernos e bem estruturados. Essa é a ideia do Projeto Areninhas, que, no último dia 12 de abril, teve 16 novos locais que receberão os campos anunciados, dentro da ação Juntos Por Fortaleza. Nesta quarta-feira (18), o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio assinaram a Ordem de Serviço para a construção de uma no Mondubim. Trata-se do Campo do Santo Antônio, que será totalmente reformado. Serão duas areninhas no bairro, a outra no Sítio Córrego, cuja OS já foi assinada no próprio dia 12.

“É uma alegria estar aqui dando Ordem de Serviço para mais uma areninha. Já foram feitas 22 que mudaram a realidade dos bairros de Fortaleza. Além de dar oportunidade para as crianças, descobrir talentos, traz uma dinâmica forte para a região. Sou fã do projeto, tanto que fizemos essa parceria e teremos mais 16 na Capital. Além disso resolvi instalar areninhas em todas as cidades do interior do Ceará, para que todos tenham um espaço de esporte e lazer. Assim ajudamos a fazer uma sociedade mais justa, de paz. Se Deus quiser vamos voltar aqui para inaugurar jogando bola”, disse o chefe do Executivo.

O atual campo de areia terá obras concluídas no primeiro semestre do ano que vem, com investimento de cerca de R$ 2 milhões. A areninha vai contar com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou o poder de transformação que o equipamento pode trazer para os moradores, para além do esporte. “O Juntos por Fortaleza é o Governo e a Prefeitura trabalhando pelo interesse popular. Areninha é mais do que um campo chique para os boleiros jogarem. É um projeto social, de prevenção da violência, de geração de renda, pois no entorno dela vão ter comerciantes, atividades recreativas. Quando voltarmos aqui para entregar a obra, esperamos que ela traga paz, que mude a realidade da família, da comunidade”.

Fernando Batista de Nascimento ensina futebol para crianças pelo Projeto Real Santos há décadas e acredita que as Areninhas vão estimular ainda mais a prática do esporte. “Já ensinei para cinco gerações diferentes de jovens. Tenho esse projeto há 28 anos e às vezes chegamos a passar seis meses sem jogar pois as condições do campo não são boas. Com a Areninha isso vai mudar, sem falar que traz mais segurança. Se hoje tenho cerca de 40 alunos, com um campo de qualidade a tendência é que venham cada vez mais”.

Novas areninhas na Capital

Fortaleza já conta com 22 areninhas e agora vai ter 38 equipamentos. As novas unidades serão nos bairros: Vila Velha, Antônio Bezerra, Bonsucesso, Itaoca, Parangaba, Serrinha, Mondubim, Granja Portugal, Parque Dois Irmãos, Curió, Castelão, São Bento, Jardim das Oliveiras, Barroso e Coaçu.

Areninhas do Interior

São 49 localidades de todo o Estado. Os municípios contemplados são: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas areninhas), Crateús, Crato (duas areninhas), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas areninhas), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas areninhas), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.

Campinhos

O Governo do Ceará atualmente finaliza a licitação para a construção de mais de 100 Campinhos, com estrutura menor do que as areninhas, similar aos campos society, para os municípios que não vão receber areninhas.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou que está levando esses equipamentos a esses municípios após ver o sucesso da iniciativa em Fortaleza.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou o poder de transformação que o equipamento pode trazer para os moradores, para além do esporte.