Comunidade Goiabeiras recebe a segunda Célula de Proteção Comunitária da Capital

19 de junho de 2018 - 18:09 # # # #

Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotos

A comunidade Goiabeiras, na Barra do Ceará, agora conta com um reforço na segurança que vai atuar de maneira ininterrupta e otimizada, sempre próximo da sociedade, destacando a prevenção. Como parte do programa Juntos Por Fortaleza, ação integrada entre Governo do Ceará e Prefeitura, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio entregaram, nesta terça-feira (19) a segunda Célula de Proteção Comunitária da Capital. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou a ampliação do projeto com o apoio do Estado.

“Para fomentar esse programa, o vice-prefeito Moroni foi buscar referências em Israel, na Colômbia, Estados Unidos, no mundo todo. Ele tem todo o nosso apoio. E aqui é o simbolismo da presença das instituições. Policiais farão a ronda, as câmeras estarão fiscalizando. Além da polícia, há um forte trabalho de prevenção através das Areninhas, do programa Primeiro Passo. Eu garanti que podemos avançar e vamos aumentar para 12 torres que estarão funcionando até outubro. Esse é o objetivo do Juntos Por Fortaleza. Estamos dando as mãos, unindo recursos, para melhorar a vida dos cearenses em todas as áreas”, disse Camilo Santana.

A Célula conta com 40 guardas municipais e 20 policiais militares. A torre será o ponto de apoio operacional das equipes de motos e viaturas que farão o patrulhamento do perímetro. Além disso, dois guardas municipais e um policial militar farão o monitoramento por meio de câmeras de vigilância que serão instaladas na área, tudo isso com o apoio de drones. A primeira Célula de Proteção Comunitária foi entregue no dia 28 de fevereiro, no Jangurussu. O projeto-piloto contempla ainda outras três áreas vulneráveis de Fortaleza: Dendê, Vila Velha e Acaracuzinho.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou que o projeto vai ganhar uma dimensão bem maior graças à parceria com o Governo do Ceará. “Estamos experimentando coisas novas, fazendo o bem para a população. Fizemos um projeto-piloto, com cinco torres. Com a boa experiência que tivemos no Jangurussu, o governador ofereceu recursos para ampliar o projeto. Aumentamos para 12 torres, fazendo um cinturão pela cidade. Ele garantiu que o secretário de Segurança André Costa e o secretário-Chefe do Gabinete, Élcio Batista, fiscalizassem as obras para que até outubro estejam funcionando, unindo Polícia Militar e Guarda Municipal”.

O vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, explicou que o projeto tem como foco a prestação de serviços ao povo, para além do policiamento. “Essa é a realização de um sonho. Quero agradecer a todos os funcionários que construíram esse plano. Fizemos reuniões com a comunidade, tomamos como base estudos do mundo inteiro. A característica da Célula de Proteção Comunitária é principalmente a prevenção. Aquele trailer é um espaço permanente de cidadania onde as pessoas poderão tirar documentos, ter orientação, mediação de conflitos, veremos o esporte e a cultura sendo desenvolvidos. O intuito é que o povo possa viver em paz”.

PMPU

O Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) executa um sistema de proteção de proximidade, de área restrita. São potencializadas iniciativas no âmbito da assistência social, do trabalho, da cultura, do esporte e do reforço à política de vigilância. Os três níveis de atuação são: prevenção primária (urbanização, iluminação e áreas de lazer), prevenção secundária (ações nas áreas sociais, iniciativas culturais, cidadãs, esportivas, educativas e terapêuticas, além da geração de emprego, renda, emissão de documentos) e prevenção terciária (torre de observação, o patrulhamento e a vigilância eletrônica 24 horas).