STDS realiza Espetáculo para celebrar 27 anos dos Circos-Escolas

25 de outubro de 2018 - 16:00 # # #

Assessoria de Comunicação da STDS - (85) 98878.8510 / (85) 3101.2089 / 2099
imprensa@stds.ce.gov.br

As unidades, situadas nos bairros Palmeiras e Bom Jardim, atendem um público de 500 pessoas, dentre jovens e crianças.

Entre trapézios e lonas coloridas, meninos e meninas aprendem muito além da arte circense. No dia a dia dos Circos-Escolas se tornam cidadãos autônomos, protagonistas da própria história. Para celebrar 27 anos de arte, educação e inclusão de crianças e adolescentes das periferias de Fortaleza, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta sexta-feira, 26 de outubro, o espetáculo “Luminus”, que ocorrerá no circo do Bom Jardim.

“Precisamos comemorar as nossas conquistas, que não são poucas, o trabalho dos circos-escolas do Bom Jardim e do Conjunto Palmeiras tem sido fundamental na formação das crianças e jovens das nossas comunidades”, ressaltou o titular da STDS, Francisco Ibiapina.

O espetáculo conta a história de Derick, um menino que sofre por sentir-se excluído da vida em sociedade. Porém, mesmo descrente de si mesmo, ele não perde a alegria de viver. Os números circenses acontecem em meio aos devaneios do garoto, e a descoberta de que somos mais fortes quando estamos juntos, na vida em comunidade. A atração leva a mensagem de inclusão e respeito às diferenças.

Circos Escolas

Os Circos-Escolas desenvolvem ações voltadas à arte, cultura e formação cidadã dentro das comunidades do Bom Jardim e do Conjunto Palmeiras, onde atendem, atualmente, 500 crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 a 17 anos, realizando um trabalho integrado junto a 150 famílias dos dois bairros. A equipe de instrutores é formada, em sua maior parte, por ex-alunos, jovens que tiveram acesso à formação no Circo-Escola e hoje trabalham no espaço e repetem o ciclo de formação ao trazer os filhos para também ter acesso ao aprendizado lúdico do Circo.

Junto aos Circos-Escolas, funcionam os ABC’s, que atendem ao público infanto-juvenil com atividades educativas, culturais, artísticas, esportivas e de iniciação profissional. Dentre as quais: Futebol, Dança, Capoeira, Teatro, bem como oficinas de fortalecimento de vínculos. Atualmente, a STDS mantém cinco ABC’s, localizados nos bairros: Palmeiras, Bom Jardim, Cajueiro Torto, Mondubim e Serrinha. Cada ABC atende um público de 250 crianças e adolescentes.

Serviço

Data: 26 de outubro (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Circo Escola Bom Jardim – Rua. Três Corações, 762, Bom Jardim