Integridade e Sistema de Controle Interno são discutidos durante XII Encontro Estadual de Controle Interno

7 de dezembro de 2018 - 15:12 # # #

O evento, que aconteceu no Oásis Atlântico, contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre gestores e servidores públicos

“É gratificante ver a plateia cheia, pois isso é um reflexo do quanto crescemos com instituição e do quando a atividade de controle interno se fortaleceu no Estado, sendo percebida como essencial à gestão pública.” Foi com esta fala, que o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, abriu, na última quinta-feira (06), o XII Encontro Estadual de Controle Interno. O evento, que teve como tema “Integridade e Sistema de Controle Interno”, contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre gestores e servidores públicos ligados às atividades de controle interno e ouvidoria.

“Há quase quatro anos como gestor da CGE, eu pude ver o órgão crescer e se estabelecer no Estado, fortalecendo suas atividades fins, o controle interno e o controle social. Combinadas, essas atividades ajudaram o governador no fortalecimento da nossa gestão pública. Se o hoje o Ceará é um do Estado com melhor situação fiscal e referência em transparência pública, é porque nosso trabalho está no caminho certo, e começa a gerar frutos”, destacou o secretário da CGE.

Marcando a abertura do evento, foi realizada a palestra magna “Insights Comportamentais e Integridade na Gestão Publica”, ministrada coordenador-Geral de Inovações da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Antônio Claret Campos, que destacou a importância da tomada de decisões na gestão pública.

“Como seres humanos, nós estamos sempre num processo de tomada de decisões. Para nós isso já se tornou algo automático, algo que não percebemos que estamos fazendo. Porém, quando falamos em tomada de decisões por gestores públicos, a situação muda. O processo de torna visível e perceptível, e a ele é agregado mais peso e valor. Isso acontece porque quando tomarmos decisões em nossas vidas, os impactos tendem a se resumir a nós mesmos, porém no caso do gestor, os impactos afetam a uma população inteira”, ressaltou.

Homenagens

Como de costume, a CGE homenageou durante o Encontro personalidades com importante relevância para o fortalecimento da atividade de Controle Interno no Estado do Ceará. Este ano, a Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual foi entregue a auditora de controle interno da Assembleia Legislativa do Estado, Sílvia Correia, e ao coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido.

“É com muita satisfação que eu recebo essa homenagem. E aqui, já aproveito para agradecer aos meus colegas de trabalho, que me ajudaram a travar essa luta pelo fortalecimento atividade, e a CGE, que sob o comando do Flávio, tem feito um excelente trabalho na difusão da atividade de controle interno no Estado”, destacou a auditora.

Trabalhos

O evento contou com quatro painéis. O primeiro discutiu experiências em Programas de Integridade na Administração Pública Brasileira, com a apresentação do auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Daniel Espínola, e do secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos.

Para discutir Auditoria Interna Governamental como instrumento de agregação de valor à Administração Pública, foram convidados o coordenador-Geral de Capacitação e Qualidade do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Sergio de Paula, e o chefe de Núcleo de Ações de Controle da CGU – Regional Ceará, George Colares.

Sistema de Corregedoria – Oportunidades e Desafios foi o tema do terceiro painel do dia, com a participação do coordenador-Geral de Planejamento e de Ações Correcionais do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Armando De Nardi, e do coordenador da Corregedoria Fazendária da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, José de Oliveira.

Encerrando o evento, o último painel tratou de experiências inovadoras em Controle Social e Auditoria Interna Governamental, reuniu o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido, o orientador da Célula de Auditoria em Obras Públicas, Antonio Mafra, e o auditor Interno da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina, Frederico Luz, que apresentou o Projeto Aluno Auditor.

Todo material apresentado no evento estará disponível no site da CGE, na página Encontro Estadual de Controle Interno.