Ceará Transparente garante ao Estado prêmio em Transparência e Fiscalização Pública

13 de dezembro de 2018 - 14:58 # # # #

Assessoria de Comunicação da CGE

A premiação foi recebida pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da CGE, Flávio Jucá, na última quarta-feira (12,) em Brasília

Aperfeiçoando cada vez mais seus canais de comunicação com a população, o Governo do Ceará lançou em julho deste ano o Ceará Transparente. Desde então, o Ceará vem colhendo bons resultados, como o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2018, entregue ao governador Camilo Santana, na última quarta-feira (12), em Brasília.

A premiação foi concedida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados ao Estado do Ceará, em reconhecimento pela contribuição na transparência fiscal pública do País, por meio da plataforma Ceará Transparente. “A transparência e a informação pública são direitos do cidadão. O que fazemos é apenas garantir que esse direito seja respeitado, pois com um cidadão bem informado, conseguimos um Estado muito mais forte”, explica Flávio Jucá, secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), órgão responsável por gerenciar a ferramenta.

“O trabalho da CGE no que tange à melhoria dos canais de comunicação com o cidadão foi uma das primeiras demandas feitas pelo governador, que já tinha uma grande preocupação sobre como o cidadão cearense poderia participar da gestão pública do Estado. Assim, a equipe da CGE passou a trabalhar arduamente nesse processo, que culminou na implantação em julho deste ano da plataforma Ceará Transparente”, destacou o secretário.

Ceará mais Transparente

O Ceará Transparente estabeleceu um novo patamar de relacionamento entre os cidadãos cearenses e o Estado, facilitando e tornando mais ágil o acesso aos serviços de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação.

A ferramenta recebeu o prêmio internacional iF Design Award 2018, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições. O projeto foi o único brasileiro premiado na categoria.

Vale destacar também que o Governo do Estado do Ceará recebeu, por duas vezes nos últimos quatro anos, nota 10 em transparência pública na Escala Brasil Transparente, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU). O Ceará também alcançou 1º lugar no índice de transparência das contas públicas em 2016, realizado pelo Ministério Público Federal.