Semace inclui QR-code nas placas de licenciamento

27 de junho de 2019 - 13:57 # # # #

Alberto Perdigão - Ascom da Semace

Empreendedores terão de incluir nas placas de licenciamento ambiental um QR-code de acesso às informações sobre o empreendimento. A exigência da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) começou a vigorar, nesta quinta-feira (27), para licenças prévias, de instalação ou de operação, de empreendimentos públicos e privados de todo o estado. O objetivo é ampliar a transparência dos atos do licenciado e do órgão licenciador e facilitar o controle social.

O modelo da placa com o código passou a ser disponibilizado pela Semace de forma on-line, como parte da licença, que é emitida para o empreendedor por meio da internet. Para ter acesso às informações sobre o tipo de licença, a validade do documento e outros dados, basta o interessado escanear a imagem, usando um dos aplicativos para mídias móveis, disponíveis gratuitamente nas lojas virtuais de apps. O descumprimento da condicionante configura infração.

Inovação tecnológica

QR code, ou código QR, é a sigla de quick response, que significa resposta rápida. É uma espécie de código de barras, que é impresso nas embalagens, para dar acesso a informações sobre o produto. Para o diretor de Controle e Proteção Ambiental da autarquia, Lincoln Davi, a inovação tecnológica agiliza a fiscalização e impulsiona a cidadania. “Qualquer cidadão pode e deve ser fiscal dos empreendimentos e também dos atos da Semace”, afirmou o diretor.