Caminhada do Silêncio homenageará mortos e desaparecidos políticos

9 de agosto de 2019 - 10:24 # # # # #

Ascom SPS

A marcha sairá da Pastoral “Maria, Mãe da Igreja, situada na Rua Rodrigues Junior, 300, Centro até a Casa Frei Tito, na Rua Rodrigues Júnior, 362

Neste sábado, 10 de agosto, quando se completam 45 anos da morte do Frei Tito de Alencar, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos dá início à programação do Agosto Memória e Verdade, temática que celebra a sanção da Lei da Anistia e dá voz à pauta dos perseguidos políticos durante a ditadura militar. A ação, desenvolvida pela Coordenadoria de Politicas Públicas dos Direitos Humanos da SPS, terá uma caminhada pelo centro da cidade para homenagear o frei cearense que lutou pelos direitos humanos durante a ditadura militar, além de outros tantos que deram a vida pelo direito a livre expressão.

Antes da caminhada, a SPS promove uma palestra sobre a participação da igreja no processo de redemocratização do País e um ato ecumênico. A atividade começa às 8h, na Pastoral Maria Mãe de Jesus. Às 11h, o grupo segue em silêncio até a casa onde viveu Frei Tito de Alencar. O espaço está em reforma para se tornar um memorial em homenagem ao religioso.

A secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, explica que o ato marca o início de uma série de atividades que acontecerá ao longo do mês. “Durante agosto, faremos atividades com estudantes, rodas de debates, lançamento de filmes. Uma gama de atividades que deixem em evidência a temática da memória e verdade. É importante deixarmos claro que lembrar o passado é uma forma de compreender o presente e sabermos nos posicionar para o futuro”, pontua Lia Gomes.

“Este é um ato simbólico para mantermos viva a memória de todos aqueles que lutaram pelos nossos direitos. A memória é importante para que jamais se repitam as atrocidades do passado e para proteger nosso presente e nosso futuro”, explica Lúcia Alencar, que atua na Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS.

Memorial Frei Tito

A casa onde morou Frei Tito de Alencar durante a infância está em processo de se tornar um memorial e ponto de referência sobre a luta pela democracia, em Fortaleza. A ideia do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza é manter viva a história de vida do religioso cearense que é símbolo dos direitos humanos no período da ditadura militar no Brasil. No memorial serão disponibilizados livros, batinas, fotografias, documentos pessoais, coletâneas de jornais e revistas. A previsão para o início das obras é até o final deste ano.

Serviço

Caminhada do Silêncio
Data: 10 de agosto (sábado)
Horário: 8h
Local: Saída da Pastoral “Maria, Mãe da Igreja, situada na Rua Rodrigues Junior, 300, Centro até a Casa Frei Tito, na Rua Rodrigues Júnior, 362