CGE participa do XV Encontro Nacional de Controle Interno

25 de setembro de 2019 - 17:19 # # #

Ascom CGE

XV Encontro Nacional de Controle Interno

Realizado em Fortaleza, o evento traz como tema “O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública”

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou, nesta quarta-feira (25), da cerimônia de abertura do primeiro dia de atividades do XV Encontro Estadual de Controle Interno. Promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) junto com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM), o evento trouxe este ano o tema “O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública”.

Representando o governador do Ceará, o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, destacou o papel do Conaci na estruturação do Controle Interno no país. “Eu cheguei recentemente na CGE, órgão do qual eu já havia tido o prazer de ser gestor há alguns anos atrás, e já pude ver a robustez adquirida pelo Conaci ao longo dos anos e o alcance de suas atividades no aprimoramento do controle interno por meio do fortalecimento dos órgãos e instituições públicas”.

“O controle interno é algo essencial à administração pública. Com base neste pensamento, aqui no Ceará nós temos a Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública, que tem um compromisso muito sério com o fortalecimento do controle interno, da transparência e da ética”.

“Assim, apoiada nestas duas redes, a CGE luta, diariamente, para ser reconhecida como órgão responsável por assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos no Estado do Ceará, contribuindo para uma gestão ética e transparente e para a oferta dos serviços públicos com qualidade”, fez questão de frisar o secretário.

Além do gestor máximo da CGE, também participaram do primeiro dia de atividades o secretário executivo, Marconi Lemos, o secretário de executivo de Planejamento e Gestão Interna, Paulo Roberto Nunes, e os auditores de controle interno atuantes nas áreas de Controladoria, Transparência, Ouvidoria, Correição e Auditoria.

O evento também contou com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, na palestra magna de abertura, abordando o tema: “Desafios e Perspectivas sobre o Controle Interno”.

Participação especial

Este ano, a CGE marca presença no Encontro Nacional de Controle Interno com a montagem de um espaço especial voltado para a divulgação das práticas e ações de controle interno e controle social executadas pelo órgão no Estado. Além de visitar e conhecer as atividades da CGE, os participantes também podem interagir com a plataforma Ceará Transparente e realizar demandas de acesso à informação e Ouvidoria aos órgãos do Poder Executivo Estadual.

Ainda como parte da agenda do evento, nesta quinta-feira (26), o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, participará do painel “Rede de Controle Interno da Gestão do Estado do Ceará – Estudo de caso”. Na ocasião, também participarão das discussões a auditora Chefe de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Ceará, Diana Pontes, a auditora interna da Assembleia Legislativa do Ceará, Silvia Correia, e o superintendente regional da Controladoria-Geral da União no Estado do Ceará, Giovanni Pacelli.