Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza inauguram academia voltada ao aperfeiçoamento dos professores

24 de outubro de 2019 - 15:20 # # # #

Wilson Zanini Texto
Carlos Gibaja e Thiara Montefusco Fotos

Durante a solenidade, o governador Camilo Santana destacou que vai manter o compromisso em valorizar a educação, com a ampliação das escolas em tempo integral

Mais uma obra que compõe as ações do programa Juntos Por Fortaleza foi entregue à população nesta quinta-feira (24). O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza inauguraram o Centro de Formação e Assistência aos Profissionais da Rede Municipal de Ensino em Fortaleza – Academia do Professor Darcy Ribeiro, no Centro.

Para o governador Camilo Santana, a academia “é um equipamento belíssimo, importante para acolher, cuidar bem do nosso maior patrimônio, que são os nossos professores”, disse. O governador mencionou a experiência que Singapura vivenciou, apostando e investindo no capital humano, principalmente através da educação, o que levou o país a ser referência mundial em educação. “Aqui hoje, nós estamos construindo uma outra parceria, que é esta academia. Um espaço de vocês professores, de valorização e qualificação”, mencionou o chefe do Executivo cearense.

“Eu tenho comparando o Ceará a Singapura. O Ceará resolveu investir naquilo que é mais importante para a sociedade, que é investir nas pessoas, no capital humano, na educação. A gente está chegando a 35% das escolas com matrículas integrais. Independente do Governo Federal ter cortado, nós vamos anunciar este ano as novas escolas de tempo integral do ano que vem aqui no estado do Ceará”, enfatizou Camilo Santana.

Orçada em R$ 4,4 milhões, a academia é resultado de um convênio da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Ceará. O resultado de uma outra parceria, entre a academia e a Universidade de Fortaleza (Unifor) vai promover o acompanhamento da saúde vocal e da saúde mental, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos profissionais por meio de atividades.

A academia inaugurada tem capacidade de atender a 13 mil professores do município, com oferta de formação, qualificação e assistência à saúde dos professores. O novo espaço começa a funcionar no dia 4 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A expectativa é atender cerca de 350 profissionais por semana.

“Esse é mais um exemplo e mais um produto de uma plataforma chamada Juntos por Fortaleza. A minha palavra é de gratidão ao Governo do Estado por mais essa parceria em nome dos interesses da cidade de Fortaleza. Essa academia é, na verdade, um reconhecimento a vocês, mas é também uma política pública de assistência ao trabalho de vocês. Assistência à saúde, esporte, lazer, cultura e formação continuada”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

“Aqui se trata a administração de forma republicana. O Camilo, quando faz um convênio, quando tem um programa de parceria com os municípios para melhorar no processo de alfabetização, que é direito básico fundamental que o poder público tem que dar, reafirma o direito a oportunidades iguais, que se faz através da educação”, disse o senador Cid Gomes, que também prestigiou a solenidade, assim como o deputado federal André Figueiredo.

Espaço de valorização

A professora da rede municipal Rita de Cássia Lima Alves, da educação de jovens e adultos, corrobora com o sentimento de valorização que este equipamento traz para o magistério. “É um sonho realizado, que há muito a gente esperava. Para além da sala de aula, o professor também precisa ser cuidado. Nesse momento eu me emociono e vejo o espaço que vai cuidar da gente. É um espaço pensado para o professor. Já era tempo, a rede vem crescendo muito em números e quem faz a diferença é o professor”, desabafa a professora.

O espaço com 4.400m² possui um auditório com mais de 300 lugares, piscina, ginásio poliesportivo, salas de aula, brinquedoteca, Sala de Inovação e biblioteca com acervo físico e digital. O acervo ainda conta com um manuscrito doado pelo Instituto Paulo Freire, do próprio educador.

O local vai ter um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com oferta de cursos de especialização em diversas áreas; prática de pilates; treinamento funcional; artes marciais e psicomotricidade.

 

 

Ouça

Para o governador Camilo Santana, a academia é um equipamento que valoriza os profissionais da educação e garante que a educação de Fortaleza e do Ceará se mantenham com bons resultados.

Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a nova academia demonstra compromisso e parceria com os professores para continuar valorizando a educação de Fortaleza.

A professora da rede municipal Rita de Cássia Lima Alves, da educação de jovens e adultos, corrobora com o sentimento de valorização que este equipamento traz para os magistrados.

Durante a solenidade, o governador Camilo Santana destacou que vai manter o compromisso em valorizar a educação, com a ampliação das escolas em tempo integral e dos professores.