Brinquedopraças e academias mudam a realidade de famílias cearenses

2 de novembro de 2019 - 09:26 # # #

Antônio Cardoso - Texto
Marcos Studart - Fotos

Faltando menos de dois meses para a festa de natal, crianças, jovens, adultos e idosos da cidade de Hidrolândia já receberam dois grandes presentes na noite dessa sexta-feira (01). O Governo do Estado inaugurou na sede do município a brinquedopraça de número 96, espaço voltado para crianças de dois a 12 anos. Na mesma noite foi entregue a academia de ginástica, equipamento para prática de atividade física.

Descentralizar oportunidades. Esse é um dos objetivos do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, e que leva equipamentos como esses para além da Capital do Estado e da Região Metropolitana de Fortaleza.

A cada entrega, o que se percebe é o sentimento de que as famílias cearenses se sentem agraciadas e mais valorizadas. São famílias como a da dona Valneide Alves que já aproveitou na primeira noite os brinquedos com os netos João Lucas e Mateus.  Natália Alves, filha de Valneide e mãe das crianças era só empolgação. “Aqui não tinha e fazia muita falta um espaço público com brinquedos para as crianças”, avalia. “Queria muito que existisse no tempo em que eu era criança. Não tive essa oportunidade, mas graças a Deus hoje eu vejo que meus filhos têm. Qual mãe não gosta de ver o filho feliz em um local seguro?”, questiona Natália. “Só temos que agradecer pelo que o Governo está fazendo para as nossas crianças e para nós idosos, porque ganhamos, também, uma academia de graça, na praça”, complementa Valneide.

O assessor especial de relações institucionais da Casa Civil, Nelson Martins ressaltou a preocupação que o governador Camilo Santana tem com as crianças. “Foi criado o programa Mais Infância, que é coordenado pela primeira-dama Onélia. Esse programa tem a preocupação com a criança por isso oferece brinquedopraças, praças Mais Infância, os centros de educação infantil. O intuito é preparar a criança para que ela possa continuar se desenvolvendo no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior”, explicou Nelson Martins.

A contrapartida do município é garantir a praça em bom estado de conservação para o uso e manutenção dos equipamentos. A prefeita de Hidrolândia, Iris Martins, destacou que a obrigação de conservar os espaços é da prefeitura, mas também da população. “Nós vamos conscientizá-los de que estes equipamentos não são da prefeitura e não são mais do governador, eles são dos moradores de Hidrolândia. Temos a certeza de que faremos uma boa parceria com a população, que vai garantir a manutenção tanto da brinquedopraça quanto da academia”.

As brinquedopraças são espaços de lazer para as crianças. O espaço  de 240m² é cercado, possui piso anti-impacto e oito brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Já a academia ao ar livre tem área total de 100m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.