Crianças de Salitre serão beneficiadas com Centro de Educação Infantil

20 de dezembro de 2019 - 13:41 # # # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama Texto
Ariel Gomes Foto

Com o CEI de Salitre, serão 46 equipamentos entregues à população cearense de um total de 167

As crianças de 0 a 5 anos do município de Salitre, na Região do Cariri, passam a contar, nesta sexta-feira (20/12), às 17 horas, com um novo Centro de Educação Infantil (CEI). Na ocasião, o equipamento receberá o plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, ação do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, que participará da solenidade de inauguração com a secretária da Educação, Eliana Estrela.

O CEI recebeu aporte financeiro no valor de R$ 1,4 milhão, oriundo do Governo do Ceará, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município. O investimento foi utilizado para construir, mobiliar e equipar o novo espaço.

A iniciativa visa apoiar as famílias em condições de pobreza e vulnerabilidade social no cuidado e na educação dos pequenos. Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças, numa estrutura composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O equipamento foi implantado sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O Ceará contará com 167 Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo 120 pela Seduc e 47 pela SPS. Com o CEI de Salitre, 46 Centros serão entregues à população cearense. O objetivo é ampliar a oferta de creches e estabelecimentos de pré-escola para a promoção do desenvolvimento integral das crianças cearenses nos municípios.

O ambiente é destinado à aprendizagem e ao desenvolvimento do público dos meninos e meninas cearenses. A melhoria da educação e a oferta desses equipamentos para as crianças é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Para isso, vem investindo em espaços pedagógicos adequados e tornou política pública o Programa Mais Infância Ceará, com o pilar Tempo de Aprender, que compreende a escola como direito de todos, busca atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches com a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil – CEIs.

Educação Ambiental

O novo CEI receberá o plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, nativas da região, assim como acontece nas Brinquedopraças e Praças Mais Infância. A população também receberá doações de mudas para o plantio no município. A plantação de mudas é promovida por grupos de crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que incentivam o senso de responsabilidade da cada criança pela sua plantinha, pelo ambiente onde está sendo plantado e, consequentemente, pela natureza.

Serviço:

Inauguração do CEI de Salitre
Data: 20 de dezembro  (sexta-feira)
Horário: 17 horas
Endereço: Rua José Arnon Comercial Norte, Bairro Osvaldo Pereira, Salitre/CE