CGE divulga dados da Transparência durante o ano de 2019

9 de janeiro de 2020 - 16:57 # # # #

Ascom da CGE - Texto

Responsável por gerenciar o Sistema de Acesso à Informação do Estado do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresenta, nesta quinta-feira (9), um balanço da implementação da Lei de Acesso à Informação no Ceará. Este ano a legislação completará nove anos de implantação no Estado do Ceará

“Percebemos ao longo de 2019, que pela quantidade de interações da sociedade com a Plataforma Ceará Transparente, de fato, a transparência vem se consolidando no Estado do Ceará. Sabemos que existe um longo caminho a ser percorrido para mudança completa de cultura, onde os cidadãos tenham plena consciência de seus direitos e deveres, entretanto sentimos que estamos na rota certa”, fez questão de destacar o coordenador de Ética e Transparência da CGE, Matheus Borges.

Transparência passiva

Ao longo do último ano, o órgão registrou 33.361 demandas de transparência passiva, tendo entre os órgãos mais demandados, a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, o Departamento Estadual de Trânsito, a Secretaria da Fazenda, a CGE e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. No total, as instituições mantiveram três dias como prazo médio para responder às demandas.

Quanto aos assuntos mais buscados pelos cidadãos, foram registrados: orientações sobre a prestação dos serviços dos órgãos públicos, informações sobre legislações estaduais, concurso público/seleção, carteira nacional de habilitação, informação sobre servidor e carteira de motorista popular (CNH Popular).

Transparência ativa

Consolidado como a principal ferramenta de transparência ativa, o Ceará Transparente registrou no ano de 2019, pouco mais de 1,4 milhão de acessos, realizados por 822.473 usuários. No ranking das cidades que mais acessam a plataforma aparecem: Fortaleza, com 57,51%; Sobral, 2,85%; Juazeiro do Norte, com 2,79%; São Paulo, com 2,38%; e Caucaia, com 1,57%.