CGE celebra 17 anos de criação fortalecendo seu papel como órgão de controle interno

11 de março de 2020 - 14:21 # # # #

Ascom CGE

“Ser reconhecida pela sociedade cearense como instituição que assegura a adequada aplicação dos recursos e contribui para a entrega dos serviços públicos com qualidade”. É com este desafio que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) celebra seus 17 anos de criação. Instituída em 07 de março de 2003, como órgão central de controle interno do Poder Executivo do Estado do Ceará, a CGE chega ao ano de 2020, como órgão referência de controle interno e controle social no país.

“Colocamos este desafio como visão de futuro, de alcançar o reconhecimento por parte da sociedade. Não basta apenas que outras entidades públicas nos vejam como uma instituição necessária para a gestão pública. É preciso que o cidadão também reconheça nossas atividades como necessárias ao Estado”, destacou o Secretário Executivo da CGE Marconi Lemos.

“Entendo que para quem está de fora do acompanhamento de nossas atividades, que são muito técnicas, seja complicado compreender isto, mas todo o nosso trabalho acontece em prol da construção de um Estado participativo, transparente e eficiente. Quando nós realizamos, por exemplo, uma auditoria interna em um outro órgão estadual, nós estamos trabalhando para que os recursos públicos, fruto dos impostos pagos pelos cidadãos, sejam aplicados de forma adequada, a fim de evitar o desperdício”, fez questão de explicar o Secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho.

Só para este ano, a CGE planejou e já iniciou a realização de 10 atividades de auditoria em órgãos e instituições públicas do Estado, conforme está previsto em seu Plano Anual de Auditorias para 2020. As atividades serão realizadas nas seguintes modalidades: Regularidade, Desempenho e Obras Públicas.

Alguns desafios

Ainda no primeiro semestre de 2020, a CGE retomará o processo de implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo Estado, que visa sistematizar práticas de controle interno, de gestão de riscos e de governança nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Também neste primeiro semestre, o órgão se prepara para trabalhar na atualização de seu Planejamento Estratégico que contempla o período iniciado em 2015 indo até o ano de 2022.