Em maio, 123 mil famílias rurais não precisarão pagar a conta de água

30 de abril de 2020 - 11:03 # # #

Ascom SDA

A próxima conta de água de 123 mil famílias do campo será paga pelo Governo do Ceará. A medida integra o esforço de combater os efeitos econômicos e sociais da Covid-19 e vale por todo período de vigência dos decretos de emergência em saúde e de calamidade pública. “Isso veio em boa hora, pra ajudar as famílias mais carentes, aquelas que realmente precisam”, comemora Jonas “do Zé Benedito” Silva, morador da Lagoa do Carão, zona rural de Palhano.

“Já faz dez meses que o Projeto São José entregou a água aqui pra nós e o meu consumo é mais para lavar as mãos, tomar banho e cozinhar”, assegura o agricultor. O sistema de abastecimento d´água entregue pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário contou com um investimento de R$ 3,62 milhões e beneficiou 565 famílias de 15 comunidades rurais de Palhano. A gestão do equipamento é do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

“Agradeço ao governador Camilo Santana por essa dispensa do pagamento. Esse dinheiro vai servir para reforçar a alimentação de 250 famílias da comundidade Figueiredo do Epifânio (em Jaguaruana). Muita força, governador, para que o senhor possa salvar ainda mais vidas”, complementa Francisco Rocha. No município do Litoral Leste, 6.205 famílias foram beneficiadas com a entrega de sistemas de abastecimento d´água do Projeto São José.

O critério para as famílias de baixa renda acessarem o benefício é não ultrapassar um consumo mensal de 10 m3. As despesas decorrentes da Lei Estadual Complementar No. 214, de 17 de abril de 2020, correm à cota do Fundo Estadual de Saneamento Básico e de recursos provenientes de sanções aplicadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Arce). “Mais do que nunca, água na torneira representa mais saúde na vida das famílias do campo”, frisa o secretário De Assis.

Outras medidas anunciadas pelo governador Camilo Santana para o mesmo público são: a gratuidade na conta de energia para 534 mil famílias de baixa renda, a distribuição de 250 mil botijões de gás e a antecipação do pagamento do Cartão Mais Infância para 50 mil mães cearenses. A estimativa é atender 2, 5 milhões de cearenses com as medidas de proteção e assistência social.