Fiscalização da Semace supera meta durante o isolamento social

18 de maio de 2020 - 14:09 # #

Ascom Semace - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) atendeu 1.167 ocorrências no primeiro semestre, ultrapassando a meta de cumprir 800 ocorrências no período. O número é parte do relatório parcial do semestre, divulgado, nesta segunda-feira (18), pela gerência de Execução de Fiscalização da autarquia. Os números são referentes aos procedimentos anotados até o dia 5 de maio.
O resultado foi impulsionado pelo sistema de teletrabalho adotado na Semace, que manteve a tramitação dos processos. Desde o início do isolamento social, no dia 21 de março, 463 ocorrências foram respondidas. “Tivemos 54 autuações, somente no período compreendido entre os dias 21 de abril e 5 de maio”, afirmou o gerente de Execução de Fiscalização, Pablo Mapurunga.

Ações de campo

As operações de fiscalização em campo da Semace serão retomadas, depois do decreto do distanciamento social. “Ainda não foi cumprida a meta de realizar duas operações de fiscalização no semestre, haja vista as limitações para o desenvolvimento das atividades de campo, em virtude do estado de calamidade em Saúde Pública”, explica o gerente.
Em caso de indícios de crimes ambientais, as denúncias devem ser encaminhadas para a autoridade de meio ambiente do município ou para a Polícia Militar. Agentes públicos das duas instâncias estão orientados pela Semace a fazer parar o dano ambiental e a encaminhar os supostos responsáveis para a autoridade policial competente.
Outra opção é apresentar a denúncia pelo site www.semace.ce.gov.br/contatos.