Novos cursos fortalecem política de prevenção às drogas

2 de outubro de 2020 - 11:10 # # # # #

Ascom SPS

Para reforçar a discussão da política sobre drogas, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania Mulheres e Direitos Humanos (SPS) amplia suas ações de formação. Na próxima terça (06), às 16h, a pasta lança a segunda edição do curso online “Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas em diversos contextos” e a primeira Capacitação para Conselheiros de Políticas sobre Drogas. A apresentação dos cursos será pelo canal SPS Ceará (youtube.com/spsceará).

O lançamento contará com a participação da titular da SPS, Socorro França, e da secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques. As inscrições iniciarão no dia seguinte, pelo link is.gd/spscursos. Todo o curso será na modalidade EaD (ensino à distância) e os módulos tutoriais e avaliações ficarão à disposição dos alunos na plataforma digital.

Os cursos são direcionados a profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública, líderes comunitários, conselheiros estaduais e municipais e demais pessoas envolvidas na temática. Terão carga horária de 40 horas e prazo para conclusão até 14 de dezembro.

“A segunda edição dessa formação vem após o grande sucesso da primeira turma. As vagas foram preenchidas em uma velocidade muito maior que nossas expectativas. Ao mesmo tempo que comemoramos o sucesso, identificamos a necessidade de mais formações para o público que cuida de uma temática tão complexa que é a política sobre drogas”, aponta a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques.

A secretária acrescenta que a capacitação direcionada aos conselheiros é uma forma de qualificar o atendimento dos conselhos. “Os conselhos são espaços de extrema importância, de papel fundamental na construção da política pública. Cada vez mais é preciso que eles se qualifiquem nessa atividade de controle social”, destaca.

Os cursos abordarão o fortalecimento da rede de atenção e de apoio local, comunitária e intersetorial; proporcionarão subsídios e informações atualizadas sobre os problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, e difundirão o conhecimento de ações de prevenção são os objetivos gerais dos dois cursos. No curso voltado para conselheiros, haverá material voltado para as políticas e entidades que lidam com ações comunitárias sobre drogas, com contextualização histórica, de formação, estrutura, competências e desafios dos Conselhos no Ceará e no Brasil.

Programação por módulos

Curso de Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas em diversos contextos

UNIDADE I – Família, criança e adolescente

UNIDADE II – Mulher

UNIDADE III – Adulto e Idoso

UNIDADE IV – População em situação de rua

UNIDADE V – Trânsito

UNIDADE VI – Legislação das políticas sobre drogas

Curso de Capacitação para Conselheiros de Políticas sobre Drogas

UNIDADE I – Conselho de políticas sobre drogas: membros, competência, estrutura e desafios

UNIDADE II – História da criação dos conselhos no Brasil

UNIDADE III – Estudos e pesquisas sobre drogas e padrões de uso

UNIDADE IV – Cuidado em rede

UNIDADE V – Órgãos e instituições envolvidos na política sobre drogas

UNIDADE VI – Legislação nas políticas sobre drogas

UNIDADE VII – Prevenção ao uso de álcool e outras drogas

UNIDADE VIII – Plano de ação