SSPDS e CGD reforçam diálogo em prol da segurança pública durante reunião

13 de outubro de 2020 - 16:57 # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e o controlador Geral de Disciplina, Rodrigo Bona, se reuniram, na manhã desta terça-feira (13), para tratar assuntos relacionados à apuração rigorosa dos casos ocorridos no último fim de semana envolvendo agentes da segurança pública e para estreitar o diálogo entre as secretarias. O encontro aconteceu na sede da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), no bairro Praia de Iracema.

“É fundamental esse diálogo da Secretaria da Segurança Pública com a Controladoria Geral de Disciplina, assim como já há uma comunicação permanente com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Esses órgãos são muito importantes dentro de uma estrutura já muito bem desenhada para segurança pública no Ceará. E reforço, aqui, o que foi dito em meu discurso de posse, de valorização dos bons policiais e de nunca compactuar com desvios de conduta”, disse Caron, informando que “os desvios de conduta serão objetos de apuração independente da Controladoria, para que, comprovada a responsabilidade, os autores sejam punidos”.

“Essa proximidade e esse canal de comunicação farão com que possamos ajudar ainda mais a área da segurança pública deixando um importante legado: o encontro de ideias e a construção de soluções em prol da atividade policial, respeitando sempre o ordenamento jurídico pátrio. É importante frisar que a conduta dos agentes traz impacto imediato junto à sociedade e ao combate à violência”, disse o controlador geral de disciplina, enfatizando que o papel da Controladoria é detectar possíveis falhas e corrigir, além de prevenir transgressões disciplinares com o objetivo de melhorar a atuação das forças policiais junto à proteção da sociedade e ao desenvolvimento ético da profissão.

Na reunião, Rodrigo Bona apresentou ao secretário da Segurança Pública o trabalho e detalhes da atuação da Controladoria, além de sugestões do que pode ser feito para melhorar a conduta das forças policiais. “Isso é um ponto de partida para uma construção mais eficiente. Cada uma com seu papel, responsabilidade e atuação, mas todos fazendo parte de um sistema maior de prevenção e combate à violência”, aponta o controlador geral.

O secretário da segurança, Sandro Caron, também enfatizou a importância da aproximação e da troca de informações entre as duas pastas, assim como a “valorização dos bons policiais”.