Agricultores familiares comemoram entrega de títulos da terra em Ererê

9 de dezembro de 2020 - 17:35 # # # #

Ascom Idace

Na manhã desta quarta-feira (9), o Governo do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realizaram a entrega de 301 títulos de propriedade rural em Ererê, município do Vale do Jaguaribe. A solenidade ocorreu na secretaria municipal de Educação e observou o protocolo de segurança do Governo do Ceará: como a utilização de álcool em gel 70% e público reduzido, com dois beneficiários representando o total de beneficiários.

“(O papel da terra em mãos) É cidadania, segurança jurídica e capacidade dessas famílias obterem acesso ao crédito nos bancos públicos para realizarem melhorias no terreno da própria família e aumentarem a produção agrícola”, definiu o secretário De Assis Diniz a importância da política pública no meio rural. Segundo o titular da pasta, hoje, a SDA dispõe de 8.619 títulos de propriedade rural prontos para serem entregues em 121 municípios cearenses.

“Faz uns quatro anos que espero receber o título desse terreno de quatro hectares onde planto milho, feijão e arroz” , narrou o agricultor familiar de Ererê, Damião Pereira da Costa. “Muito obrigado, governador Camilo Santana, por estar me dando essa oportunidade de realizar o meu sonho e também o sonho da minha família. Agora essa terra é nossa”, comemorou com o papel da terra em mãos.

Na opinião do superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, a titulação da terra é “uma política importantíssima para que o agricultor possa acessar políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal”. “A maioria dos imóveis rurais de Ererê ainda não dispõe da titulação da terra e a realização desta entrega, junto à regularização no cartório, representa um grande divisor de águas para a segurança dessas famílias e para o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou.

“Ficamos felizes em contarmos com a parceria do governador Camilo Santana e do secretário De Assis Diniz para que, juntos, trazermos importantes obras para a população de Ererê”, comentou o prefeito Toinho do Luizão. Também participaram da solenidade: o representante do deputado federal Mauro Filho, Teobaldo Muniz; o representante da secretaria municipal de Agricultura, Francisco Bandeira; e o vereador Tiburço Eduardo.