Cão é resgatado pela Polícia Civil após ser abandonado na BR 020 em Canindé

25 de janeiro de 2021 - 15:27 # # # # #

Ascom PCCE Texto e Foto


Equipes da Delegacia Regional de Canindé, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizaram o resgate de um cão que estava abandonado e com sinais de maus-tratos, em uma rodovia federal. A ação aconteceu nesse domingo (24), na BR 020, em Canindé, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.

As equipes foram informadas por populares sobre um animal que estava abandonado na rodovia federal e com sinais de maus-tratos. Diante do caso, os policiais civis foram até o local indicado e fizeram o resgate do cão. O animal estava desidratado e foi encaminhado para uma clínica veterinária onde foi atendido e medicado. Após o resgate, um morador da região se interessou em adotá-lo.
Maus-tratos a animais é crime ambiental previsto no art. 32 da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com detenção de dois a cinco anos. A Delegacia Regional de Canindé apura o caso no intuito de identificar o antigo dono no animal e investigar as circunstâncias do crime.

Denúncias

A população pode denunciar casos de maus-tratos por meio do 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, ou em qualquer delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará. Em Fortaleza, a população conta ainda com o trabalho da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). A unidade especializada atende pelos telefones (85) 3247.2637 ou 3247.2630 e também pelo e-mail dpma@policiacivil.ce.gov.br. Os registros podem ser feitos por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron) no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/, em qualquer horário do dia ou da noite.

Sobre o caso de Canindé, as pessoas podem colaborar repassando informações que auxiliem na identificação dos autores do crime. As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3343-6813,da Delegacia Regional de Canindé. O sigilo e o anonimato são garantidos.