CPRaio frustra planos de grupo criminoso, captura seis suspeitos e apreende armas e coletes em Horizonte

26 de janeiro de 2021 - 16:18 # # # # # #

Ascom PMCE - Texto e Foto

Equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) agiram rápido e impediram os planos de um grupo que tinha intenção de cometer crimes em Horizonte, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). A ação policial aconteceu na noite dessa segunda-feira (25). De acordo com informações colhidas pelos PMs, quatro homens estavam em um veículo roubado em deslocamento para um outro bairro onde cometeriam homicídios. Três armas de fogo e coletes balísticos foram apreendidos. Outros três homens e um adolescente foram capturados em seguida suspeitos de tentarem resgatar um dos indivíduos que havia fugido dos policiais.

Após receberem informações sobre homens que se preparavam para cometer crimes em um bairro de Horizonte, os policiais militares diligenciaram para identificar quem seriam os suspeitos e como se daria a ação criminosa. De acordo com os primeiros relatos, os suspeitos estavam em um carro, roubado no último domingo (24), e seguiam para o bairro Diadema. Durante patrulhamento, já na madrugada desta terça-feira (26), os PMs localizaram o veículo em alta velocidade e iniciaram uma perseguição. Foi dada voz de parada, mas o condutor do automóvel não atendeu. Nesse momento, os homens atiraram em direção à viatura.

Durante a perseguição, um dos suspeitos saltou do veículo em movimento e fugiu. A viatura seguiu o veículo e os policiais reagiram à investida dos homens armados. Em determinado momento da ocorrência, o automóvel entrou em chamas e dois dos homens saíram do carro. A dupla foi detida. Um terceiro suspeito foi encontrado no banco traseiro do carro e foi retirado. Os militares conseguiram extintores de incêndio para ajudar a apagar o fogo. Uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionada para debelar as chamas. Após a extinção do fogo, os PMs apreenderam três armas de fogo no interior do carro.

José Robson Alencar dos Santos (20), com antecedentes por tentativa de homicídio, e Sávio Breno da Silva, com passagem por desobediência, foram conduzidos a uma unidade de saúde para receberem atendimento médico. Um homem de 36 anos, com cinco passagens por roubo e uma por furto qualificado, teve óbito confirmado em uma unidade de saúde em Horizonte. O quarto suspeito foi encontrado momentos depois sem vida. Ele tinha 25 anos e duas passagens por porte ilegal de arma de fogo.

Um segundo grupo, formado por três adultos e um adolescente de 17 anos, foi capturado instantes depois por tentar ajudar na fuga do homem de 25 anos. Antonio Gilson Bento Rodrigues (33), Caio Victor Marques de Souza (19) e Samuel Delfino de Almeida (32) vão responder por associação criminosa. O menor de 17 anos vai responder a um ato infracional análogo à associação criminosa. Os adultos também foram autuados em flagrante por corrupção de menores. Um automóvel foi apreendido com eles.

Os adultos da ocorrência inicial foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio contra os agentes da segurança pública, crime hediondo. As armas e os coletes foram apresentados na Delegacia Metropolitana de Horizonte, unidade policial responsável pela lavratura dos procedimentos e pela investigação.