Ouvidoria da SSPDS realiza atendimentos de mais de 2.500 manifestações em 2020

1 de fevereiro de 2021 - 09:47 # # # #

Ascom SSPDS

Instrumento de participação cidadã e canal direito para o exercício da cidadania da população cearense, a Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) realizou os atendimentos de 2.572 manifestações, por meio dos canais oficiais, no ano de 2020. O balanço anual registrado no ano passado foi 124% superior ao mesmo período de 2019, quando o serviço contabilizou 1.146 manifestações. Em média, as demandas são respondidas em até 12 dias. O meio preferido usado pelo cidadão para recorrer à Ouvidoria é o telefone 155. Mesmo em meio à pandemia, o serviço continuou prestando auxílio e encaminhando respostas às solicitações feitas pela população.

Responsável pelo setor que gerencia as atividades de Controle Interno e Ouvidoria da SSPDS, a coordenadora Ivinna Nunes faz um balanço do ano e reforça o compromisso do bom atendimento às demandas que chegam diariamente ao setor. “O ano de 2020 foi desafiador por causa do novo coronavírus, mas passado o período inicial de reestruturação, foi possível potencializar a eficiência e a produtividade junto com todos os colaboradores que fazem parte do setor. A Ouvidoria da SSPDS é um espaço onde os cidadãos podem compartilhar confidencialmente suas histórias, expor suas preocupações e obter uma perspectiva independente e neutra do problema ou questão, além de ser um importante instrumento de participação da população para melhorias nos serviços e na segurança pública.”

A Ouvidoria da SSPDS estabelece um importante mecanismo de transparência pública e de relacionamento com a gestão superior do órgão, já que entre as manifestações que são analisadas pelo setor, constam a busca pela melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população. Para o ouvidor setorial da SSPDS, Jefferson Coutinho, a relação do setor com a população cria laços de confiança e respeito entre o órgão e o cidadão. “Como ouvidor, preciso ser um excelente ouvinte que busca sempre gerar confiança nas pessoas nos mais diversos âmbitos. Por isso, me preocupo com as manifestações e solicitações dos cidadãos e me esforço cada vez mais para entregar um cenário de excelência, tanto na melhoria da segurança pública quanto no atendimento.”

Entre as demandas direcionadas à Ouvidoria da SSPDS em 2020, o cidadão menciona o descumprimento de medidas sanitárias por parte de estabelecimentos em razão dos decretos estaduais e municipais de enfrentamento à Covid-19 (740 pedidos) e solicitações para reforço de efetivo policial (129 pedidos). Após a análise, as manifestações seguem para avaliação e pedido de resposta do setor responsável pela demanda solicitada. Dessa forma, o serviço prestado à população é mensurado, criando possibilidades para que ocorram melhorias.

Para utilizar os canais disponíveis para registrar uma manifestação à Ouvidoria da SSPDS, o cidadão pode ligar gratuitamente para o número 155, da Central de Atendimento Telefônico da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), ou na página da Ouvidoria Digital , hospedada na plataforma Ceará Transparente. Além de disponibilizar o registro, o cidadão também pode fazer o acompanhamento das manifestações criadas por ele na página. A Ouvidoria também está acessível, na palma da mão do cidadão, em aplicativos para celulares disponíveis na App Store e na Google Play , basta procurar pelo Ceará App. As manifestações estão divididas em solicitações, reclamações, sugestões ou elogios. É possível também denunciar algo de errado sem precisar se identificar.