Formação para empreendedores e grupos culturais recebe inscrições até domingo (7)

5 de fevereiro de 2021 - 17:01 # # # #

Ascom Secult - Texto
Marina Cavalcante - Foto

Empreendedores, grupos e instituições culturais das áreas de música, artes cênicas e artes performativas têm até domingo (7) para se inscrever na Agência de Futuros, programa de consultoria que visa o fortalecimento e a sustentabilidade de iniciativas de artistas, potencializando os seus negócios e ações no campo da cultura. Organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a ação é uma chamada pública da Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará. A inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente por meio do formulário disponível no site da Plataforma Arte Urgente (www.arteurgente.com.br).

A Agência de Futuros tem como objetivo fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural a partir de diferentes estratégias de consultoria, assessoria e formação, dando suporte técnico e de gestão. Um quadro de consultores especializados dará esse suporte para projetos artísticos e culturais, atuando em diversas áreas. A ação contará com atendimento presencial, on-line e também uma versão itinerante que passará por Quixadá, Sobral e Jijoca de Jericoacoara.

Os selecionados receberão consultoria e assessoria nas áreas: jurídica, contábil, administrativa, de comunicação, marketing, plano de negócios, recursos humanos e prestação de contas, visando o fortalecimento e a sustentabilidade de iniciativas de artistas, coletivos, produtores e gestores culturais, para a potencialização de seus negócios e ações no campo da cultura.

Os grupos, coletivos, instituições e empreendedores culturais das áreas de música, artes cênicas e artes performativas já existentes podem participar da seleção. Para realizar a inscrição, o proponente deverá ter no mínimo 18 anos de idade, experiência prévia em Artes ou Produção Cultural comprovada e residir no Estado do Ceará há pelo menos dois anos.

Arte Urgente

A Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará é uma iniciativa que compreende um conjunto articulado de ações estratégicas que tem como foco os diferentes segmentos da cadeia produtiva da cultura e se sustenta em dois princípios estruturantes: apoiar e formar.

Segundo o coordenador executivo do projeto, Mardônio Barros, o objetivo do projeto é descentralizar as ações e alcançar pessoas das mais diversas localizações do Ceará, por isso, as atividades foram pensadas para estabelecer contato também com instituições sediadas fora da capital e incentivar professores dessas regiões a dividirem conhecimentos com todo o estado. “A Plataforma também conta com diversas práticas que acontecem de forma on-line, alcançando milhares de pessoas e iniciativas, independentemente da posição geográfica, ressoando o conhecimento nas áreas da arte e cultura para todos os lados”, ressalta.

O projeto é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

Serviço

Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará – Inscrições gratuitas para Agência de Futuros, seleção de grupos e empreendedores culturais para receberem consultorias, assessoria e formação. Inscrições gratuitas e informações através do site: www.arteurgente.com.br. Redes sociais: Instagram: @arteurgente.labs | Facebook: Arte Urgente.

Agência de Futuros: inscrições até o dia 7 de fevereiro. Informações: agenciadefuturos@arteurgente.com.br.