PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Centec inicia distribuição de chips para alunos das Faculdades e Centros Técnicos

22 de março de 2021 - 15:51 # # # # # # #

Caroline Avendaño - Ascom Centec - Texto

Cerca de 1.500 alunos dos cursos técnicos e superiores tecnológicos do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) começaram a receber chips com internet adquiridos pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para facilitar o acompanhamento das aulas remotas durante o período de isolamento social. Todos os alunos da instituição serão beneficiados. Os dispositivos serão ativados com 20gb de internet ao mês por seis meses.

Nesta segunda-feira (22/03) a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Sertão Central, em Quixeramobim, iniciou a entrega para 325 estudantes. Na Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte, a distribuição já aconteceu nos dias 15 e 16 de março para 698 discentes. Prevê-se que o processo ocorra nos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante no mês de abril, beneficiando um total de 547 pessoas.

O presidente do Centec, Silas Alencar, agradece ao Governo do Estado e à Secitece por estenderem o benefício aos alunos da instituição. “É visível o empenho e compromisso do governador Camilo Santana e do secretário Inácio Arruda para ajudar os nossos alunos, que fazem parte da população mais carente do Estado. Continuamos ministrando as nossas aulas remotas com muita responsabilidade e sempre em busca de oferecer melhor qualidade de ensino”, disse.

Heldiana Santos mora em Barbalha e está cursando o 3º semestre do curso de Saneamento Ambiental da Fatec Cariri.  Ela conta que não tem sido fácil estudar em casa. “É um desafio, mas eu faço de tudo pra não perder uma aula sequer. O chip tem sido bastante útil nas aulas, pois é bem comum cair a internet ou às vezes a energia. Como aluna, eu me acho muito privilegiada em receber um chip e agradeço muito por essa ajuda que o Governo do Estado nos oferece”, disse.

Protocolo de segurança

O Centec instituiu um rigoroso protocolo de segurança para a distribuição dos itens, em articulação a comunidade acadêmica, Centros e Diretórios Acadêmicos, professores e funcionários, e programou um agendamento da entrega respeitando as especificidades e ritmo de cada Fatec e CVTEC.

“Criamos procedimentos para organizar o processo. Diante do perfil socioeconômico e as dificuldades de acesso a internet em meio rural, priorizamos todos os alunos matriculados no semestre 2021.1 em disciplinas teórico-cognitivas, que possuem a necessidade diária de interagir nas salas de aula remotas, assegurando assim a participação no processo de ensino aprendizagem em meio digital durante a pandemia da Covid-19”, explica Vanessa Lima, pedagoga e assessora da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Centec.

A entrega acontece em local aberto e arejado, com uso obrigatório de face shields, luvas e máscaras pelos funcionários. Os dispositivos foram isolados por 72h como medida de segurança. Os estudantes foram organizados em ordem alfabética e assinam um Termo confirmando o recebimento do chip.

Os alunos devem comparecer somente na data e horário agendados, utilizando máscaras de proteção e portando um documento de identificação com foto e uma caneta. Caso apresentem sintomas gripais, o estudante não deve comparecer ao agendamento e, em seguida, deve entrar em contato com a unidade do Centec em que estuda para verificar uma nova data.

Fatecs e CVTECs

As Fatecs Cariri e Sertão Central e os CVTECs em Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante são mantidos pelo Instituto Centec por meio de um contrato de gestão com a Secitece. As unidades oferecem cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e pós-graduação lato sensu e são credenciadas ao Ministério da Educação (MEC).