Gestão compartilhada foi tema do 10º Encontro Estadual do Programa Água Doce

28 de maio de 2021 - 15:18 # # #

Ascom SRH

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), realizou nesta quinta-feira (27) o 10º Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD), realizado pela segunda vez de forma virtual. O evento, que teve como tema principal “o papel do Estado, municípios e comunidades na gestão compartilhada do PAD”, discutiu temas importantes para a evolução do Programa e contou com a participação do secretário executivo de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Recursos Hídricos Ramon Rodrigues e do coordenador nacional do Programa Água Doce, no Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Saia.

O secretário Ramon fortaleceu a importância dos encontros para que o PAD consiga ser mais eficiente. “O feedback das pessoas que estão no dia a dia do sistema, consumindo a água, é de extrema importância para a continuidade do trabalho positivo dos técnicos do Água Doce”.

O Ceará foi o primeiro Estado a cumprir a meta física de implantação, entregando 252 sistemas em funcionamento dentro do prazo estipulado. Atualmente, o Programa está em fase licitatória para segunda etapa de manutenção. Durante o Encontro, representantes da Associação dos municípios do Ceará (Aprece), beneficiários e secretários municipais, que trabalham em conjunto com o PAD, realizaram interseções a respeito de cada instituição dentro do Programa Água Doce.

Segundo o coordenador estadual do PAD, Roger Bezerra, no cenário de pandemia o acesso à água potável ganhou mais protagonismo diante da necessidade de evitar a propagação do vírus e o Programa Água Doce é um grande aliado de 252 comunidades do interior do Estado.

Exemplo de gestão

No município de Umari, um casal de operadores vendem aproximadamente 700 fichas por mês, ajudando moradores da comunidade e de comunidades vizinhas. Participando do encontro, o casal enalteceu a troca de experiências. Além de Umari, municípios como Santa Quitéria e Ocara apresentam um desempenho que engrandece o papel do Água Todos de garantir água de qualidade para os cearenses. De acordo com a geóloga e técnica da SRH, Liduina Carvalho, os municípios estão tendo autonomia para contribuir com a sustentabilidade dos sistemas e os resultados estão cada vez mais positivos.

Conheça o PAD

O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano através da implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de água.

Por reduzir as vulnerabilidades no que diz respeito ao acesso à água no Semiárido, o Programa Água Doce é considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se torna um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas. No Estado do Ceará foram implantados 252 sistemas em 44 municípios.