SPS promove webinário sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

28 de maio de 2021 - 15:29 # # # #

Ascom SPS

Informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade cearense à denúncia, prevenção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são os objetivos de webinário que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove, às 14 horas, na próxima segunda-feira (31). O seminário é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A transmissão será realizada pelo canal da SPS no YouTube.

“Precisamos estar alertas, denunciar e combater sempre quaisquer tipos de violência contra nossas crianças e jovens. É importante mantermos viva na memória que essa violência não é apenas física, mas também psicológica, de coação e negligência, de trabalho infantil, exploração patrimonial e homofóbica”, destaca a titular da SPS, Socorro França, que fará a abertura do evento virtual. “Precisamos reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos das crianças e adolescentes”, convida.

O webinário se destina a agentes sociais dos centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) municipais e regionais e aos profissionais dos serviços socioassistenciais dos 184 municípios cearenses. À frente das exposições e debates, estarão gestores públicos e especialistas que atuam na defesa dos direitos e contra violações do segmento infanto-juvenil.

A exposição inicial sobre “A trajetória das violências notificadas contra crianças e adolescentes nos últimos 10 anos no Ceará” será apresentada pelo secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina. Em seguida, a coordenadora da Proteção Social Especial, Mônica Gondim, ministrará palestra sobre “Serviços socioassistenciais como rede de proteção à criança e ao adolescente”.

A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Mônica Silan, traz para o debate a atuação dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente na prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; e o procurador da Justiça do Trabalho, Antônio Oliveira, discorre sobre Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.