CCBJ comemora Dia do Orgulho LGBTQI+ com live e conjunto de ações

23 de junho de 2021 - 15:59 # # # # # #

Ascom CCBJ - Texto

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), tem como parte de suas diretrizes o compromisso de incentivar e promover os direitos humanos e as ações de políticas afirmativas. Além do apanhado de atividades que o equipamento vem realizando nos últimos tempos, o CCBJ também comemora o dia do orgulho LGBTQIA+ com a live NArTE EM PAUTA – ORGULHO LGBTQIA+, com bate-papo entre os artistas da nossa cidade: Alyne Ewelyn, Tiê Rocha, Ianca Agostinho, Giordana Frapiccini, Moacir Mansor, Bruna Iozzi D’Furtado, que será exibido dia 28/06, no canal do YouTube CCBJ, a partir das 19h.

O CCBJ vem realizando uma série de ações em prol do fortalecimento da pauta LGBTQIA+, através dos seus pilares Ação Cultural, Escola de Cultura e Artes e Núcleo de Articulação Técnica e Especializada/Narte. Neste último ciclo, que compreendeu o período de janeiro de 2020 até março de 2021, o CCBJ promoveu 26 ações com pautas LGBTQIA+, beneficiando cerca de 1.500 pessoas.

Em junho de 2021, o CCBJ abriu inscrições até o dia 16/06 para a Chamada de Cursos Básicos, da Escola de Cultura e Artes CCBJ. Dentre os 24 cursos, o CCBJ ofertou um Curso Básico exclusivo ao público LGBTQIA++: “Princípios Básicos de Fotografia (turma LGBTQIA+)” – Curso voltado para estudos introdutórios da fotografia, em que a prática poderá se dar por celulares e outros objetos que se tenha em casa. Estudos da luz, noções de diafragma, obturador, ISO, fotometria, configurações e questões discursivas da imagem que possibilitem a expressão criativa e crítica por meio da fotografia. O curso recebeu 43 inscrições. Na ocasião, os alunos que seguirem os critérios do processo formativo receberão um incentivo de R$ 200.

Programação LGBTQIA+ no CCBJ

YouTube e Instagram

28 de Junho – Dia do orgulho LGBTQIA+ é um marco que se deu após as manifestações de Stonewall. Desde então em diversos países, inclusive no Brasil, o mês de junho é o mês em que a comunidade LGBTQIA+ celebra sua existência com orgulho de ser e existir.

25/06 Estreia YouTube CCBJ 18h – TransVersos: Um papo sobre a cena trans de Fortaleza – Semana de Educação Musical

28/06 YouTube 16h – Artista em Pauta com Stefany Mendes

28/06 YouTube CCBJ 19h – NArTE apresenta “Bate papo com convidades sobre o dia do orgulho LGBTQIA+”

29/06 Estreia Youtube CCBJ 19h – NARTE CONVIDA: Renato Hirco apresenta a videoperformance “Me empresta teu sapato vermelho?”

30/06 Youtube 18h – Artista em Pauta com Megh Coelho

30/06 Youtube 19h – QUARTA LIVRE – Stefany Mendes e Jô Costa apresentam a Vivência Poética “Transpassadas”