Governo do Ceará apresenta sua experiência com Linguagem Simples em evento da Associação Brasileira de Linguística

25 de junho de 2021 - 14:58 # # # #

Amelia Gomes - Ascom Íris

A Linguagem Simples é uma técnica de comunicação e causa social usada para facilitar, através da linguagem, a comunicação entre o governo e a população

“Linguagem Simples e Cidadania — Construções da Linguística para a democratização do acesso às informações públicas” é o tema da mesa-redonda da série Abralin ao Vivo, da Associação Brasileira de Linguística (Abralin). Por meio do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado, o Ceará participa da programação apresentando suas experiências com a técnica da Linguagem Simples. O encontro é on-line e acontece no dia 26 de junho, sábado, às 14h, na página aovivo.abralin.org.

A série Abralin ao Vivo tem como objetivo dar acesso livre e gratuito a estudantes, pesquisadores e demais interessados em diferentes aspectos da investigação em linguística a discussões e apresentações sobre os mais diversos temas relacionados ao estudo da linguagem humana.

A coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima, ressalta que esse é um momento especialíssimo para o Estado, bem como para o Íris. “É mais um ponto de aproximação com a perspectiva científica e de estudos da linguagem. E essa aproximação entre a comunidade linguística e o governo, tão fundamental, pode embasar cientificamente as aplicações de Linguagem Simples na comunicação do setor público”, explica.

Isabel participa da mesa ao lado da jornalista Heloisa Fischer, que fala sobre Linguagem Simples na transformação digital de governos, e da professora chilena Claudia Poblete, que aborda a Linguagem Simples em espanhol e o desenvolvimento da Red Lenguaje Claro Chile. O encontro será mediado pela professora e pesquisadora Erica Rodrigues, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Outras mesas e debates fazem parte da programação, entre eles: “Discurso jornalístico em pauta”, “Discurso e corpo — Uma reflexão à luz dos estudos discursivos foucaultianos”, “PNAIC — Contribuições para o universo da aquisição da linguagem e da alfabetização” e “Alternâncias Verbais — Alternância causativa e alternâncias inovadoras no PB”.

Para conferir a programação da série Abralin ao Vivo, acesse

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.