Saúde do Ceará apresenta relatório de quadrimestre de 2020 na AL-CE

29 de junho de 2021 - 09:19 # # # # # # # #

Fátima Holanda - Ascom Sesa - Texto

A audiência pública foi realizada de forma remota por videoconferência

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), apresentou, nessa segunda-feira (28), o 3º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior – 2020 da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) na Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE). A audiência pública foi realizada de forma remota, por videoconferência.

Na reunião, o gestor da Sesa destacou a Plataforma de Modernização da Saúde da pasta, lançada em agosto de 2020 para integrar e promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses. Dr. Cabeto também retratou uma linha do tempo da Covid-19 no Estado, detalhando ações desenvolvidas pela Secretaria no combate à pandemia.

“O Ceará foi um dos primeiros estados do Brasil a propor o isolamento social de uma forma adequada, mais rígida. Isso é facilmente demonstrado por meio de análises de nossos matemáticos e epidemiologistas”, argumentou o secretário, ressaltando que os técnicos da Sesa realizam investigações diárias da pandemia no Ceará, além de estudar outros estados brasileiros e exemplos fora do País.

Transparência

A plataforma Saúde Digital, sistema que os 184 municípios cearenses utilizam para agendar a vacinação da população contra a Covid-19, foi sublinhada pelo titular da Sesa. “Essa plataforma de transparência é inédita, pois usa um sistema uniformizado”, disse.

O IntegraSUS, plataforma também criada pela Sesa e que teve início em 2019, foi citada pelo gestor. O sistema ganhou mais força durante a pandemia da Covid-19. Com a inclusão de dashboards, a plataforma possibilitou que a sociedade acompanhasse a doença no Estado.

Durante a audiência pública, o secretário pontuou, ainda, a expansão do número de leitos no Ceará, medida fundamental para garantir atendimento aos cearenses.

 

Ouça

Para o secretário Doutor Cabeto, os resultados aconteceram devido ao trabalho conjunto entre o Governo do Ceará e a Assembleia Legislativa.