Festival Música da Ibiapaba inicia neste fim de semana e é destaque nas atrações de férias do Governo do Ceará

23 de julho de 2021 - 15:58 # # # # # # # # #

Roberto Leito - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

Equipamentos culturais e parques do Ceará seguem com programação especial voltada para as férias neste mês de julho. O destaque deste fim de semana é o “Mi – Festival Música da Ibiapaba”, que começa no domingo (25), com programação totalmente virtual. Todas as atrações seguem os protocolos sanitários necessários para que sejam realizados com segurança na pandemia do novo coronavírus.

Música de boa qualidade

Referência no calendário cultural do Ceará e dos principais festivais de formação musical do Brasil, o Festival Mi, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Instituto Dragão com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, começa no próximo domingo (25), totalmente online. É a 16ª edição do evento, que une entretenimento com formação e fruição musical.

O Festival Mi inicia com show infantil do paulista Hélio Ziskind (SP), a apresentação de Mãeana e Bem Gil (RJ) e o grande encontro entre os Mestres do Mi, os professores, com mediação do sanfoneiro cearense Rodolfo Forte, Orlângelo Leal, Manu Cavalaro e Romulo Santiago. Os shows terão interpretação em LIBRAS. Toda programação é gratuita e pode ser conferida e acompanhada no site oficial do evento www.festivalmi.com.br.

Mais detalhes do MI podem ser conferidos clicando aqui.

Em sintonia com a natureza

O programa “Viva o Parque”, do Governo do Ceará, segue ativo neste fim de semana. Com a pandemia, as atrações terão capacidade reduzida para manter o distanciamento social. Em todos os locais, haverá educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) aferindo a temperatura e disponibilizando álcool em gel. O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) farão a fiscalização nos parques onde tiver programação.

O “Viva o Parque” tem como meta reaproximar a população da natureza com a promoção da educação ambiental, através de práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais. As atividades que retornam neste fim de semana são: circuito de arvorismo (exclusivamente no Cocó); parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; slackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids) e cama elástica.

As trilhas também permanecerão abertas. No Estado, são seis equipamentos ecológicos espalhados pelo Estado com trilhas. E essa é uma boa opção para quem deseja uma programação com contato mais direto ainda com a natureza. Com todos os protocolos obedecidos, é possível conhece-las nos parques Estadual do Cocó, Estadual Botânico do Ceará e Estadual Sítio Fundão, da APA da Serra de Baturité, da Estação Ecológica do Pecém, assim como da ARIE Sítio do Curió.

No Parque Estadual Botânico do Ceará e na APA da Serra de Baturité, é possível ainda levar mudas de plantas para casa. Basta fazer o agendamento pelo site e pegá-las no dia da visita através clicando aqui.

Uma outra opção de contato com a natureza é o passeio de barco pelo Rio Cocó, que sai ao lado da entrada do Parque Estadual do Cocó da Avenida Sebastião de Abreu. Os passeios ocorrem aos sábados, domingos e feriados. Para embarcar, é preciso estar de máscara e utilizar o álcool gel presente na embarcação. Com a pandemia, apenas nove pessoas por vez fazem o passeio. Para saber de horários e de mais detalhes, basta clicar aqui.

Equipamentos culturais

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue com programação híbrida, a maioria dela de forma virtual. No “Férias no Dragão” tem atrações para todos os gostos, com opções para garantir a diversão de toda a família. Até o domingo (25), o complexo cultural traz live em celebração ao centenário da artista plástica cearense Nice Firmeza, o lançamento de novas atividades infantis do Planetário, que agora contarão com uma participação superespecial, aula de cinema e estreias cinematográficas, com sessões presenciais e virtuais.

Destaque também parta a live “Produção Editorial Independente em Fortaleza: quais os caminhos possíveis”, com Anna K Lima, Nádia Camuça, Talles Azigon e mediação de Julia Fekete. Tem ainda programações especiais no Youtube do Dragão, Canal do Planetário Rubens de Azevedo e na sala do Dragão no Cinema Virtual. Todos os detalhes estão aqui, clique.

E, por falar em cinema, No domingo (18), o Cinema do Dragão traz três estreias e sessão presencial de clássico na sua 364ª semana de programação. Serão três novas estreias: “Sibyl”, da prestigiada diretora Justine Triet, “Desejo, Paixão e Razão”, de Katharina Mückstein, e “Assassinato em Sparrow Creek”, de Henry Dunham. Neste sábado (24), a novidade é a primeira edição presencial da “Sessão Clássicos”, com exibição única de “A Liberdade é Azul”, o 1º filme da trilogia das cores do polonês Kryszfof Kieslowski.

Confira a programação completa do Cinema do Dragão clicando aqui.

No Centro Cultural Bom Jardim, a programação virtual e gratuita de Colônia de Férias segue ativa. As atrações são destinadas ao público infanto-juvenil, com indicação de leituras, de filmes e livros e oportunidades de cursos on-line pela Plataforma Recode. A programação conta ainda com lives culturais, exposição virtual, bate-papo e espetáculos e muitos conteúdos culturais e artísticos nas redes sociais do CCBJ. A programação semanal CCBJ unifica  as atividades da Ação Cultural CCBJ, do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes (ECA). Confira tudo aqui.

O Cineteatro São Luiz continua com a programação infantil “Férias no São Luiz”, em formato virtual e com duas atividades no fim de semana. Toda a programação pode ser acompanhada no site e no canal do You Tube. Mais informações no site do equipamento.

O Theatro José de Alencar segue com o “TJA de Férias”. No sábado (24), às 9h, será realizado o encontro com o artista de xilogravuras Mestre João Pedro do Juazeiro, seguido da oficina “Leitura Oral e de Cordel”. No domingo (25), às 9h, a programação será aberta pelo encontro com o Mestre Almeida Rainha, umas das figuras do Maracatu Cearense; na sequência, será realizada a oficina “Maracatu e Percussão Corporal”, que será realizada pelo educador Gabriel Moraes. É possível saber mais detalhes clicando aqui.

Para o público mais adulto, está em cartaz até o dia 28 de julho, o espetáculo virtual “Buraco de Minhoca”, do Coletivo Paralelo (@coletivoparalelo), com transmissão pelo Instagram do Theatro José de Alencar (@tja.theatrojosedealencar), sempre a partir das 20h. A montagem traz uma “palhaçaria do novo tempo”, em que as conexões humanas se virtualizaram e a internet se tornou um grande atalho no espaço-tempo das relações. Confira tudo que precisa saber, aqui.