Cegás e Nutec discutem parceria na área de análise de gases

19 de agosto de 2021 - 16:54 # # # # #

Paulo Mota - Ascom Cegás - Texto e Foto

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, reuniu-se com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, e o presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, para discutir futuras parcerias entre as instituições e a Cegás.

Na ocasião, Magalhães apresentou o novo acervo de serviços na área de análise de gases que o Nutec está disponibilizando para seus potenciais clientes, a partir da aquisição de novos equipamentos e recente modernização da instituição, com a inauguração do Laboratório de Resíduos Sólidos (Larse).

Segundo Figueirêdo, o Nutec tem desempenhado um papel importante na cadeia do gás natural renovável do Ceará, no serviço de análise da qualidade desse biometano suprido pela GNR Fortaleza à Cegás.

Este serviço, que antes era prestado por instituições de outros estados ao supridor da Cegás, agora, através do Nutec, faz o caminho inverso, e começa a ser prestado para produtores de biometano de outras unidades da federação.

Com a expansão de novos supridores de biometano e de gás natural convencional para a Cegás, há mais oportunidades de crescimento. “É bom saber que o Nutec está se preparando para desempenhar papel de apoio semelhante na cadeia de hidrogênio verde, que está surgindo no Ceará e na qual a Cegás já está sendo uma participante ativa”, disse Figueirêdo.

Biogás

Desde 2018, a Cegás distribui o gás natural renovável produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (Asmoc) por um gasoduto de 23km. O projeto se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos e é fruto de uma parceria da Cegás, Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza).

Retirado como gás metano da superfície do Aterro, este combustível é compatível com as especificações do gás natural usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências. Assim, a Cegás se tornou a primeira distribuidora brasileira a injetar gás natural renovável na rede de gasodutos. Atualmente, cerca de 15% do gás distribuído pela Cegás é biogás produzido no Aterro.

Ciência

O Nutec é vinculado à Secitece, a quem compete planejar, coordenar, fiscalizar e supervisionar as atividades pertinentes ao ensino superior, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico no âmbito do Estado.

Já o Nutec tem como principal objetivo promover, coordenar e realizar estudos, pesquisas científicas e tecnológicas, prestando serviços de assistência e aplicação ao sistema produtivo, ao Governo do Ceará, bem como a outras instituições públicas federais e municipais.