Arce compartilhará experiências com Agências Piauiense e Potiguar

31 de agosto de 2021 - 14:24 # # # # # # # # # # #

Ascom Arce

Na próxima quinta (2) e sexta-feira (3), a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) receberá visita técnica de duas agências estaduais – a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (Arsep-RN). Os visitantes querem conhecer experiências exitosas no tocante às áreas finalísticas da Agência Cearense: energia elétrica, gás natural canalizado, saneamento básico e transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Também serão discutidos aspectos relacionados aos instrumentos normativos que envolvem a ambiência regulatória de cada Agência.

Os visitantes terão a oportunidade de ouvir explanações de cada setorial, incluindo a procuradoria jurídica, a coordenação econômico-tarifária e a gerência administrativo-financeira. Conforme o presidente da Arce, Hélio Winston Leitão, manter um constante intercâmbio de informações entre as agências estaduais é salutar, considerando a necessidade de estar sempre aberto a novas metodologias e de se manter preparado para futuros cenários. “Receber visitas técnicas das agências reguladoras estaduais já faz parte da nossa rotina. Apesar da Agência possuir um corpo técnico extremamente qualificado, nossa preocupação em continuar agregando novos conhecimentos é um processo constante”, complementa o gestor.

Pela Agrespi, se farão presentes a diretora-geral, Anamelka Cadena; o diretor de energia e gás canalizado, José William Carvalho; o diretor de saneamento, transporte e infraestrutura, José Medeiros Pessoa; os assessores jurídicos, Tarcísio Barros e Francisco Antônio Filho; e a assessora técnica, Juçandra de Sá. Pela Arsep-RN, o coordenador de saneamento, Marcel Chacon; o coordenador de energia e gás, Milton de Oliveira; e o agente de regulação, Solon Ferreira.

Agências convidadas

Sobre a Agrespi:

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí – Agrespi é uma autarquia sob regime especial, vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, dotada de autonomia administrativa, orçamentária e financeira. Criada pela Lei Estadual nº 7.049/2017, em 16 de Outubro de 2017 e tem por finalidade regular e fiscalizar os serviços, o saneamento básico, transportes, gás canalizado e infraestrutura geral e demais serviços públicos delegados do Estado do Piauí.

Sobre a Arsep-RN:

Criada em 1999, a Arsep tem como objetivo promover e zelar pela eficiência econômica e técnica dos serviços públicos; proteger o usuário contra abusos; fornecer subsídios aos processos de reajustes, revisão e definição de tarifas para os serviços; regular e fiscalizar a atuação dos prestadores de serviços públicos no Estado do Rio Grande do Norte.