Centro de Imagens do HMJMA vai dobrar volume de exames realizados na unidade

2 de setembro de 2021 - 14:32 # # # # #

Diana Vasconcelos - Ascom HMJMA - Texto e Foto

Somente neste segundo semestre, o Hospital Martiniano de Alencar prevê realizar mais de 30 mil análises, superando todos os números dos anos anteriores

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vai ampliar o volume de exames de imagem ofertados junto à Central de Regulação do Estado. Até outubro, a unidade deve dobrar o volume habitual de análises. “Isso vai atender à demanda reprimida durante a pandemia e também aumentar a oferta de serviços para a população indefinidamente”, explica o médico radiologista Luís Henrique Ferreira Façanha, que coordena o Centro de Imagens do hospital.

Apesar do aumento, Façanha garante que a qualidade do serviço será mantida. “Temos estrutura e equipe para isso”, diz. Atualmente, o equipamento do HMJMA realiza densitometria óssea, eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, raio-x, teste ergométrico, ultrassonografia e tomografia, além dos serviços que foram incluídos neste ano, como mamografia, biópsia de próstata e diagnóstico vascular. “Além da quantidade, temos a qualidade e a humanização do serviço. Os pacientes saem com alguns exames em mãos”, destaca o coordenador.

A experiência foi comprovada pela dona de casa Maely Vitória Nascimento Menezes, 25, que há mais de um ano vem sofrendo com dores na região lombar. “Eu não conseguia dormir. Às vezes, as crises são bem extensas. Eu procurei a médica que me acompanha no posto de saúde e ela me encaminhou para cá”, conta a jovem. Ela retornou para casa já com o exame em mãos. Entre a ida ao posto de saúde e a realização do exame, Menezes esperou menos de um mês.

Mais de 30 mil exames neste semestre

Em 2019, antes da pandemia, o Centro de Imagens do HMJMA realizou 24.252 exames. Somente neste segundo semestre, o Hospital Martiniano de Alencar prevê realizar mais de 30 mil análises, superando todos os números dos anos anteriores. Entre janeiro e junho deste ano, período atingido pela segunda onda da Covid-19, foram realizados 4.363 exames de imagem. Somente em julho e agosto, 6.154 procedimentos foram realizados, número maior do que o registrado no semestre anterior, período em que o atendimento foi restrito.
Além da demanda de pacientes que tiveram os exames suspensos durante a pandemia e os encaminhados de forma regulada, a unidade também está recebendo pacientes provenientes do Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer, da Prefeitura de Fortaleza. “Eles são encaminhados para nossa unidade também via Central de Regulação. Normalmente demandam ultrassom, mamografias e, em alguns casos, tomografias computadorizadas”, detalha a coordenadora administrativa do setor, Maria Lecelene de Melo.

“Nosso hospital sempre priorizou o atendimento à população. Temos uma equipe comprometida com o bem-estar do paciente, qualificada, e que trabalha de forma humanizada. Essa ampliação é fruto de organização e planejamento e temos certeza de que a população será a mais beneficiada”, ressalta a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro.