BPTur da Polícia Militar comemora nove anos de serviço especializado voltado aos turistas

6 de setembro de 2021 - 10:40 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

À disposição da sociedade cearense e também dos turistas do Brasil e do mundo. O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) comemorou, nesse domingo, 5 de setembro, nove anos de atuação por meio de seu policiamento ostensivo e preventivo voltado ao turismo, em toda a orla marítima e pontos turísticos do Ceará. O BPTur tem como propósito a prevenção de incidentes com os nossos visitantes, como também atender de forma eficaz e eficiente todas as ocorrências envolvendo moradores dessas regiões.

O batalhão, que surgiu em 2012 para suprir uma necessidade específica de policiamento voltado para as regiões turísticas da Capital, Região Metropolitana e Interior do Ceará, conta hoje com um efetivo de 625 policiais militares distribuídos entre funções administrativas e policiamento operacional em quatro modalidades: rondas a pé, ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e por meio de veículos 4×4.

O BPTur se encontra responsável pela ordem pública de diversas áreas, tais como: Avenida Beira-mar, Praia do Futuro, Praia de Iracema, Porto das Dunas, Icaraí/Cumbuco, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Beberibe, bem como outros locais onde a rotatividade turística é grande, como a Pracinha da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), Terminal Rodoviário João Thomé, Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, Centro De Turismo Do Ceará (Emcetur) e Avenida Monsenhor Tabosa, atuando principalmente no policiamento turístico das praias, exercendo um papel preventivo junto à comunidade.

O tenente-coronel da PMCE, Roberto Rodrigues de Lima, comandante do BPTur, destaca os serviços dos policiais do BPTur, que para uma comunicação melhor com os turistas, falam inglês e espanhol. “O Batalhão de Policiamento Turístico está voltado principalmente para aquelas pessoas que vêm usufruir das belezas do Ceará. Entre os nossos serviços, os principais são aqueles voltados para orientações e o policiamento ostensivo. Além disso, temos em nossa corporação policiais militares bilíngues, que falam inglês e espanhol. Isso para termos uma melhor comunicação com os turistas” explica o tenente-coronel da PMCE, Roberto Rodrigues de Lima, comandante do BPTur.

Além de todas as qualidades excepcionais do batalhão, eles também possuem pontos de observação instalados em locais estratégicos para uma melhor atuação. Os policiais militares do BPTur podem ser acionados 24 horas por dia via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciops/SSPDS) pelo número 190, e também diretamente nas praias, centros culturais, rodoviárias, aeroportos ou qualquer outro local em que os PMs especializados estejam.