Reforma da Praça do Teatro de Guaramiranga chega a 50% de execução

6 de dezembro de 2021 - 16:32 # # # # # #

Eudes Brasil - Ascom SOP - Texto e Foto

Destino muito procurado por aqueles que gostam do clima da serra e suas opções de lazer, Guaramiranga está recebendo a requalificação de seu principal equipamento. A Praça do Teatro Rachel de Queiroz, que costuma receber grandes eventos culturais da região do Maciço de Baturité, como o Festival de Jazz e Blues e o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), está passando por reforma. Atualmente, 50% dos serviços já foram executados.

O empreendimento consiste na requalificação de uma área de 3.700 m² da praça, com implantação de novo calçamento drenante no espaço e pavimentação em piso intertravado no estorno. O projeto também contempla a construção de dois quiosques, paisagismo com árvores nativas, acessibilidade nas calçadas, recuperação de passeios, canteiros e banheiros, inclusive com a instalação de dois novos banheiros para pessoas com necessidades especiais e um novo mobiliário urbano. Além disso, será realizada a fixação de lixeiras seletivas e instalação de uma nova iluminação.

Essa praça é muito importante para os moradores de Guaramiranga, pois é lá que acontece a maior parte dos eventos culturais da região. Além disso, os frequentadores podem encontrar no mesmo local uma boa culinária e artesanato. Depois de concluída a reforma da praça, os moradores e turistas poderão aproveitar melhor todos estes atrativos, com mais conforto e acessibilidade”, afirma o superintendente adjunto de Edificações da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Celso Lelis.

As intervenções fazem parte do Projeto Integrado de Valorização de Destinos Turísticos do Ceará, elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur). A obra é supervisionada pela SOP e recebeu investimentos de R$ 964 mil. Já foram realizados serviços de drenagem, reforma dos banheiros, construção dos quiosques, instalação de jardineiras e meio-fio. A pavimentação da rua no entorno da praça, a calçada, a instalação do piso da praça, o paisagismo, a reforma do caramanchão e a instalação elétrica estão próximos da conclusão. A previsão é que todas as intervenções sejam concluídas em 2022.