CCDS de Camocim promove encontro para debater medidas de segurança para o município

13 de dezembro de 2021 - 15:51 # # # #

Ascom SSPDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) de Camocim, criado por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e que têm por objetivo trabalhar em prol da segurança dos moradores, auxiliando os órgãos da segurança pública na promoção de defesa social, realizou na última sexta-feira (10), uma reunião conjunta envolvendo o CCDS Central e dos bairros Boa Esperança e do Jardim das Oliveiras.

Participaram do encontro representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Secretaria de Segurança Pública do Município, do Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran) e da Guarda Municipal.

A reunião teve como pautas a segurança pública em territórios do município de Camocim, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). Na ocasião foram discutidas medidas de como amenizar os acidentes de trânsito, principalmente diante do aumento da urbanização do município e da nova demanda que se multiplicou com a pandemia. Para essa questão, foram apontadas, na reunião, algumas soluções como atuações educativas e preventivas, aplicação de redutores de velocidade em ruas e avenidas da cidade e a organização do trânsito.

CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Entre as incumbências estão: estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública; preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança que o Governo lhe coloca à disposição; permitir à população participar, fiscalizar, reivindicando e oferecendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública; e desenvolver a confiança da população.