Governo do Ceará transforma sonho de criança de Jaguaribara em realidade

22 de dezembro de 2021 - 11:03 # # # #

Keliane Gomes - Ascom SPS Texto
Silvio Jr. - Ascom Sejuv Fotos

“Camilo Santana, eu me chamo Rana Priscila. Queria pedir um parquinho para minha escola, que não tem. Minha tia Nádia não tem dinheiro (para fazer). Você pode me ajudar?”. O sonho da pequena Rana, então com oito anos de idade, expresso em uma cartinha simples escrita durante uma atividade na Escola Municipal 11 de Agosto, no Distrito de Curupati-Peixe, localizado a 62 km da sede do município de Jaguaribara, virou realidade. “Não só li e recebi sua mensagem, como vamos atender ao pedido”, respondeu o governador Camilo Santana, via WhatsApp, à diretora da Escola, Nádia Liviane Albano de Brito.

E foi nesta terça-feira (21), que o sonho da menina Rana se tornou palpável. O secretário executivo de Proteção Social, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina, inaugurou, por meio do Programa Mais Infância Ceará, a Brinquedopraça Rubens Brígido de Brito e uma academia de ginástica ao ar livre, na comunidade Curupati-Peixe. “Não é só mais uma brinquedopraça, é um equipamento que se reveste de uma situação bem especial. Veio do pedido de uma menina da comunidade, que expressou ao governador através de uma carta, a vontade de ter um espaço para brincar. E o programa Mais Infância Ceará existe para isso, para propiciar às crianças espaços públicos adequados ao desenvolvimento infantil. Então, hoje estamos realizando não somente o sonho de uma criança, mas o desejo de toda uma comunidade de ter um espaço para suas crianças, para que as famílias possam se confraternizar e fortalecer seus vínculos. E concretizamos também uma realidade: o programa Mais Infância existe para atender todas as crianças cearenses, independente da localidade. É o reconhecimento do Governo do Ceará, através do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia Santana, de que todas as crianças merecem e terão um espaço adequado para o brincar”, frisou Ibiapina.

Esta é a 166ª brinquedopraça que o Governo do Estado, por meio do Mais Infância Ceará, programa idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, entrega à população cearense. A secretária de Assistência Social de Jaguaribara, Flávia Almeida, destacou a importância do novo espaço para a comunidade de Curupati-Peixe. “Jaguaribara já conta com uma brinquedopraça, que fica na sede, portanto um pouco distante para as crianças desta localidade. Hoje é um dia muito especial. Podemos dizer que é um conto de fadas da vida real. Temos um Governo do Estado que olha para a primeira infância e sabemos que olhar e incentivar as crianças desde a mais tenra idade significa colaborar para a construção de jovens e adultos conscientes”, explicou.

História de criança

“Tudo começou quando a Rana nos perguntou por que não tínhamos um parquinho na escola. Eu expliquei que faltavam recursos. Então, ela escreveu uma cartinha e pediu para entregarmos ao governador. A carta era simples, mas dizia tudo, então decidi encaminhar”, conta Nádia Liviane. Ela lembra que o governador respondeu a mensagem, no mesmo dia que a recebeu, informando que o pedido seria atendido. “Quando a tia Nádia disse que o governador tinha respondido, eu achei que fosse brincadeira. Hoje, aquilo que eu pedi, que eu sonhei para mim e para meus amigos, tem cores, tem formas. Estou muito feliz”, revela a pequena Rana, presença mais que ilustre na inauguração do espaço.

A brinquedopraça e a academia de ginástica de Curupati-Peixe envolveram investimentos do Governo do Ceará de R$ 183.438,16. Os dois equipamentos contemplarão mais de 1.200 pessoas, das comunidades de Curupati-Peixe e de Irrigação, em Jaguaribara. As obras foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e pela Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv). O Estado oferta e instala os equipamentos, ficando as prefeituras municipais e a comunidade responsáveis pela conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

A brinquedopraça conta com piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra dupla inclusiva e dois brinquedos em mola. A sede de Jaguaribara também foi contemplada com equipamentos semelhantes, em abril de 2019.

A academia ao ar livre possui 12 equipamentos para fortalecimento muscular, alongamentos e correção postural. São simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, simulador de esqui, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla, multi exercitador com seis funções e estação para cadeirante, todos com placas de orientação para atividade correta.