20 dias de ativismo: Profissionais dos serviços de cidadania são capacitados para atender a população LGBT+

2 de fevereiro de 2022 - 09:52 # # # # # # #

Ascom SPS - Texto e Arte gráfica

Assegurar que os direitos da população LGBT+ sejam respeitados em todos os lugares é um dos compromissos do Governo Ceará, que determinou por lei o direito ao nome social e a autorização da mudança de gênero no registro civil sem a necessidade de processo judicial. Estes avanços são muito significativos e precisam ser acompanhados da mudança de mentalidade daqueles que atuam atendendo diretamente a população.

Engajada nesta luta, a Coordenadoria Especial de Politicas Públicas para LGBT da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realizou uma capacitação virtual na tarde de ontem (01), com servidores e colaboradores das Casas do Cidadão e do Caminhão do Cidadão sobre o uso correto dos pronomes, do nome social, da empatia no atendimento e, sobretudo, do respeito às pessoas LGBT+ que buscam os serviços de cidadania. A ação faz parte da programação dos 20 Dias de Ativismo Pela Visibilidade Trans e Contra a Transfobia, alusiva a duas datas: 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, e 15 de fevereiro, Dia Estadual de Combate à Transfobia.

“Não podemos traçar políticas públicas para a população LGBT+ sem começar com este trabalho dentro de casa, com as pessoas que atuam dentro dos nossos equipamentos. Então esse treinamento é para fortalecer o combate a LGBTfobia e a transfobia institucional”, destacou Samilla Marques, orientadora da Célula de Programas e Projetos para LGBT da SPS.

Samilla ainda lembra que emitir um documento ou ser chamado pelo nome social deveria ser algo simples, mas, infelizmente ainda é motivo de constrangimento para muitas pessoas LGBT+. “Nós sofremos isso na pele todos os dias e nos mais diversos lugares, então é uma missão mesmo seguir levando informações e capacitando os profissionais que atuam nos serviços públicos tanto na Capital, quanto no interior”, frisou Samilla.

O coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa, participou da capacitação virtual e destacou a importância da inclusão e do respeito para com todos os públicos que buscam os serviços da cidadania. “Eu acredito muito na intersetorialidade e nas trocas com as demais coordenadorias para que possamos levar um atendimento inclusivo, com respeito à diversidade. Nossa equipe sai desta capacitação com ainda mais competência e preparo para atender as pessoas LGBT+ em todo o Ceará”, pontuou Tadeu.

Durante a capacitação surgiram algumas dúvidas sobre Nome Social ou como fazer uso do pronome ao atender uma pessoa trans ou travesti, e todos os questionamentos foram prontamente respondidos pela advogada e pelo psicólogo do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, respectivamente, Fernanda Colares e Hugo Nogueira.

“Respeitar é o mínimo que nós podemos fazer, LGBTfobia é crime e nós precisamos entender que a identidade de uma pessoa pode ser tudo o que ela tem na vida. Então, se tiver dúvida, não tenha receio, pergunte como ele ou ela ou elu prefere ser chamado. Não custa nada e você ainda respeitará o direito da pessoa de ser quem ela é”, ressaltou Fernanda Colares, lembrando que para população LGBT+ todos os direitos foram conquistados com muita luta e para avançar nestas pautas é preciso o compromisso de todes.

Programação

Workshops, seminários, lives e debates marcam os 20 Dias de Ativismo pela Visibilidade Trans e Contra a Transfobia no Ceará. A programação, que teve início na última quinta-feira (27) e segue até o dia 15 de fevereiro, busca dialogar com os setores público, empresarial e com a sociedade civil sobre os desafios de pessoas travestis e transexuais para conquistarem o devido reconhecimento de sua identidade e de sua cidadania.