Corpo de Bombeiros atua em dois salvamentos e em mais de 500 ações de prevenção

21 de fevereiro de 2022 - 15:38 # # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Duas vidas foram salvas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na Praia do Futuro, na Área Integrada em Fortaleza (AIS 10) de Fortaleza. Os dados das equipes de guardas-vidas consideram o período entre sexta-feira (18) e domingo (20). O balanço também demonstra que foram realizadas 554 prevenções na faixa de areia pelos bombeiros e dois atendimentos pré-hospitalares (APHs).

De acordo com o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, os dois banhistas resgatados em situação de afogamento possuem idades de 40 e 32 anos. Já os APHs envolveram um deslocamento de ombro de um jovem de 21 anos e um trauma na cervical de outra vítima de 16.

“O (indivíduo) do ombro deslocado foi encaminhado para uma unidade de pronto atendimento da viatura do fiscal de praia, enquanto o outro foi atendido e encaminhado pela ambulância de resgate do CBMCE para avaliação clínica e atendimento avançado em uma unidade de trauma”, resumiu o comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1a CSMar/BBS).

A área de atuação do CBMCE, para evitar afogamentos e possíveis aglomerações, englobou a faixa de areia da praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), praias de Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e praias de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

Demais áreas

Já as 2ª e 3ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS), com sede em Caucaia e Aracati, respectivamente, realizaram 362 e 78 prevenções. O Posto Avançado de Jericoacoara realizou 529 prevenções. Não foi registrado nenhum caso de afogamento.
“O CBMCE viabilizou 55 guarda-vidas em 23 postos de guarda-vidas, além de nove quadriciclos, cinco viaturas quatro por quatro e quatro motos aquáticas. Foram utilizadas oito placas, como sinalização de prevenção, e houve o apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência, da 1ª e 2ª CSMar/BBS da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM)”, detalhou Chailton.