33ª edição do Engaja Cidadão aborda cultura e cidadania fiscal

23 de fevereiro de 2022 - 17:27 # # # #

Ascom Sefaz

Nessa terça-feira (22), o projeto Engaja Cidadão, iniciativa do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), realizou o primeiro encontro da temporada de 2022. A 33ª edição do projeto teve como tema “Cultura e cidadania fiscal: a trajetória do Centro de Memória da Fazenda”. O debate foi transmitido pelo canal da Sefaz Ceará no YouTube e está disponível pelo link: https://youtu.be/uGg24SOU2gc.

Para falar sobre o assunto, foram convidadas a historiadora e coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE), Cristina Holanda, e a também historiadora, analista de Gestão Cultural da Secult-CE e coautora do livro “Sefaz: Tributo à história”- 2ª edição, Carla Vieira. A mediação foi realizada pela coordenadora de exposições do Centro de Memória da Fazenda, Mariana Ratts.

Carla Vieira iniciou o momento fazendo uma retrospectiva do Centro de Memória da Fazenda e falando sobre a reinauguração do equipamento cultural. “Existe uma trajetória de mais de 20 anos de trabalho, identificação, coleta, preservação, valorização e difusão do acervo e da história da Secretaria da Fazenda somado ao importante trabalho de educação fiscal.”

“A gente pode identificar que no Centro de Memória existem três momentos importantes: o primeiro, entre 1990 e 1993, com a iniciativa da estruturação que tinha como mote a comemoração dos 100 anos da Secretaria, com base no período republicano; em 1998 com a sua inauguração; e setembro de 2021 com a sua reinauguração via decreto, um passo importante para a institucionalização do Centro de Memória da Fazenda”, destacou a historiadora Carla Vieira.

A coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult-CE, Cristina Holanda, ressaltou a importância de um órgão público ter o seu próprio espaço de memória e explicou sobre o processo de tombamento. “Essa discussão sobre memória e patrimônio é importante para a sociedade e é necessário que as pessoas que fazem parte do cotidiano da instituição também saibam como aquele local foi construído, qual a sua história e qual a relação deste espaço com a sociedade.”

“O tombamento é aplicado para os bens materiais, como as edificações, os monumentos e as paisagens, e é um ato administrativo no qual o poder público, seja na esfera Federal, Estadual ou Municipal, reconhece a importância daquele bem para a memória e a história da sociedade”, explanou Cristina Holanda. O prédio da sede I da Sefaz, onde o Centro de Memória da Fazenda está localizado, foi tombado em 1982 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará.

Projeto Escola no Fisco e visitas dos servidores e colaboradores da Sefaz

A coordenadora de exposições do Centro de Memória da Fazenda, Mariana Ratts, falou sobre as ações realizadas pela Sefaz visando desenvolver uma relação entre os cidadãos e o espaço. Dentre elas, está o Projeto Escola no Fisco, idealizado pelo Programa de Educação Fiscal (PEF-CE), que tem o objetivo de convidar estudantes para conhecerem as atividades desenvolvidas pela Secretaria da Fazenda e refletirem sobre tributação e cidadania.

Em dezembro de 2021, quatro turmas de alunos de diferentes Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) visitaram o Centro de Memória da Fazenda. O momento, articulado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), foi pensado como uma aula de campo para as escolas que ofertam a unidade curricular eletiva de Educação Fiscal. Desde 2019, a disciplina faz parte do quadro de eletivas, uma parceria entre Sefaz e Seduc.

A analista de Gestão Cultural da Secult-CE, Carla Vieira, reforçou a importância da integração dos servidores e colaboradores da Sefaz com o Centro de Memória da Fazenda. “O público interno, fazendários e colaboradores, pode participar das atividades do Centro de Memória não só como visitante, mas contribuindo com o acervo, com o resgate da história da Secretaria. Lembrando que temos um projeto muito importante, o Memória Viva Sefaz, que entrevista servidores e familiares sobre a trajetória na Sefaz.”

Sobre o Centro de Memória

O Centro de Memória da Fazenda foi reinaugurado e institucionalizado no dia 27 de setembro de 2021, durante as comemorações dos 185 anos da Secretaria da Fazenda. O equipamento cultural oferece três ambientes: galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas com a exposição de longa duração “Notas de Memórias”. Um dos espaços é a sala-cofre, na qual os visitantes podem conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo.

A curadoria é da Sefaz, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e Butuca Produções Culturais.

Visitas

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo site centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/. As entidades parceiras da Sefaz, instituições públicas e escolas que queiram utilizar a van disponibilizada pela Secretaria da Fazenda podem enviar um e-mail para centrodememoria@sefaz.ce.gov.br.

Na recepção, o visitante precisa mostrar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O Centro de Memória da Fazenda está localizado na Avenida Alberto Nepomuceno, n°2, Centro – Fortaleza / Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.

Engaja Cidadão

O projeto Engaja Cidadão teve início em abril de 2020. A iniciativa foi criada pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) com o objetivo de promover debates sobre temas relacionados à educação fiscal, cidadania, papel do servidor público, tributos, acesso à informação, políticas públicas, entre outros. Atualmente, o projeto está na sua 3ª temporada, totalizando 33 edições.