Dia do Telefone: os avanços da tecnologia a favor do cidadão nos serviços de urgência

11 de março de 2022 - 11:49 # # # #

Ascom SSPDS

Ao longo de seus 177 anos de história, a invenção do primeiro aparelho de telefone mudou a vida da população mundial para sempre, tendo como responsável pelo feito, o empresário escocês Alexander Graham Bell. A descoberta impactou a velocidade de comunicação entre os indivíduos. Em 10 de março de 1876, o primeiro registro de uma transmissão elétrica de voz feito no mundo. Em virtude disso, a data foi escolhida para celebrar o Dia do Telefone.

De lá para cá, o telefone se reinventou milhares de vezes, passou a caber na palma da mão e proporcionar aos usuários praticidade, tecnologia, rapidez, interação e ser um meio de busca por serviços.

E é por meio do telefone, que um dos serviços essenciais da população cearense, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), do Governo do Ceará, atende a população de Fortaleza, Região Metropolitana e parte do Interior do Estado, integrando 13 órgãos de serviços emergenciais pelo 190. O serviço é contínuo e atua 24 horas por dia, sete dias por semana de forma ininterrupta, é um importante canal entre a população, as Forças de Segurança do Estado e outros órgãos que prestam serviços essenciais.

O telefone a favor do cidadão

Quando o cidadão liga 190, o teleatendente da Ciops recebe a ligação e avalia se há necessidade de registrar a ocorrência, que é gerada com a tecnologia disponível para o endereço do fato. O sistema tem a possibilidade de disponibilizar informações do local, tais como hospitais, logradouros e hidrantes mais próximos, mão de direção, jurisdição policial, referências para mapas ou guias cartográficas.

Os telefones 911, 112, 193 e 192 levam a um só número de atendimento, o 190. No momento em que é preenchido o endereço da ocorrência (logradouro e número), o sistema pode verificar a existência de outras ocorrências em andamento nas proximidades, impossibilitando a existência da duplicidade de empenho para um mesmo fato gerador.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Coordenadoria atendeu 453.977 ligações, sendo 7.566 por dia, uma média de 315 ligações por hora. Para atender este grande número de ligações, os teleatendentes passam por um treinamento humanizado a fim de compreender a gravidade de cada ocorrência e contam com ferramentas tecnológicas que auxiliam o serviço.

“Desde a criação da Ciops em 1999, é pelo telefone que atendemos as necessidades de urgência e emergência da população integrando vários serviços em um canal de atendimento, que vão desde as ocorrências policiais até os serviços do Samu”, ressalta coronel Aristóteles Coelho, coordenador da Ciops.

E é através de um número de telefone, o 190, que a Ciops integra diversas instituições de atendimento emergencial. O serviço recebe ligações para acionamento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Guarda Prefeitura de Fortaleza (GMF), Defesa Civil de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) de Eusébio.

Trotes

Nos dois primeiros meses do ano, a Ciops recebeu 70.565 trotes. Sendo 1.176 ligações por dia classificadas como tentativa de comunicação falsa de crime ou ligações perturbadoras.

Os trotes por telefone ainda são uma questão séria para a Ciops. Para inibir chamadas falsas, a SSPDS promove treinamentos constantes com os analistas de teleatendimento das três centrais da Grande Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, além de contar com sistemas integrados para identificação da autoria das ligações com o mapeamento do destino das ligações.

Os trotes para o número 190 prejudicam a população, devido às ocorrências que necessitam ser atendidas de maneira urgente, como o acionamento de equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar ou do Samu, por exemplo. Para coibir essa prática criminosa, foi sancionada no dia 3 de agosto de 2021, a Lei nº 17.580, que responsabiliza os autores de trotes para os serviços de emergência e urgência mantidos pelo Estado.