Codes/SSPDS promove nova rodada de reuniões de integração comunitária na RMF e Região Norte

22 de março de 2022 - 17:09 # # # #

Ascom SSPDS

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, durante a última semana, novas reuniões com os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) na Região Metropolitana de Fortaleza. Também foi realizada, no mesmo período, a posse do CCDS em Uruburetama.

As primeiras reuniões de integração foram realizadas nos municípios de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) e Maranguape (AIS 24), na última terça-feira (15). Também foram promovidas reuniões nos bairros Centro (AIS 4) e Antônio Bezerra (AIS 6), em Fortaleza, na quarta-feira (16) e na quinta-feira (17), respectivamente.

As reuniões de integração são promovidas entre integrantes da SSPDS, forças de segurança, lideranças comunitárias e outras entidades com o objetivo de abordar pontos pertinentes para promover o enfrentamento à violência a disseminação da cultura da paz. Na sexta-feira (18), foi feita uma viagem para discussão e articulação da reestruturação do CCDS de Tejuçuoca (AIS 17). Na mesma data, foi realizada a posse do CCDS Uruburetama (AIS 17).

“É uma lógica de formação de redes, nesses territórios, para a identificação, priorização e resolução conjunta de problemas que tocam a defesa social e a segurança pública, com a formação de um consórcio informal de forças amigas com a participação de líderes. Esses encontros foram retomados em março e devem seguir até junho com as visitas aos batalhões”, destacou o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar.

Próximos encontros

Estão programadas para esta quarta (23) e quinta-feira (24), respectivamente, novas reuniões de integração comunitária nos bairros Parangaba (AIS 5) e Aldeota (AIS 1) da Capital, respectivamente.

Os CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro e contribuir nas tomadas de decisões pela SSPDS.

Os CCDS têm como principais objetivos estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública, preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança disponibilizados, permitir à população participar, fiscalizar, reivindicar e oferecer sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública e desenvolver a confiança da população.