Semace vistoria 38 veículos movidos a diesel em blitz de combate à fumaça irregular

24 de março de 2022 - 09:47 # # # # #

Ascom Semace -Texto

Em Fortaleza, 38 veículos da categoria a diesel foram vistoriados em blitz de “combate à fumaça irregular” realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nessa quarta-feira (23). Desse total, um veículo foi multado por índice acima do permitido pela legislação ambiental vigente.

As blitze da Semace têm como objetivo coibir a emissão da fumaça preta de veículos movidos a diesel, tais como ônibus, caminhões e transportes alternativos que apresentavam poluentes superiores a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann. O equipamento é constituído de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.

De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 2.266,40 a R$ 9.065,60.

As vistorias dessa quarta-feira ocorreram na Avenida Juscelino Kubitschek, 4707 (Jardim Castelão) e contaram com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Na ocasião, agentes da Seuma também estiveram presentes na ação que oportunizou aprendizado para os representantes.