Fiscais ambientais da Semace recebem treinamento para uso de drone em ações fiscalizatórias

28 de março de 2022 - 15:24 # # #

Ascom Semace - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) continua investindo em seu corpo técnico com intuito de manter a eficiência dos serviços e ações para atingir sua missão fim. Na semana anterior, fiscais ambientais da Diretoria de Fiscalização (Difis) iniciaram treinamento prático para manuseio de drone em atividades fiscalizatórias.

A capacitação é ministrada pelo fiscal ambiental da Difis, Rodrigo Lucena, e teve início com a parte prática nos dias 21 e 22 de março. Conforme o agente de fiscalização, “diferentemente das imagens de satélite, que mostram atraso na captação além de intervalo de meses na publicação, as imagens de drone apresentam vantagem de serem do mesmo dia de uma vistoria”, informa Lucena.

O treinamento também permite calcular, por exemplo, áreas de desmatamento, de extração mineral, dentre outras ocorrências e com análises em tempo real. “A iniciativa prevê que todos os fiscais que atuam em campo possam se aprimorar em relação ao uso do equipamento”, destaca Rodrigo.

A capacitação terá 12 horas no total, sendo divididas em quatro horas dedicadas para teoria e legislação, quatro horas para prática de voo livre e programado e quatro horas para processamento de imagens do que foi coletado durante as atividades.

Além da fiscalização da Semace, o setor de licenciamento da autarquia também utiliza drones para otimizar as atividades interligadas.