SAP inicia mais um curso de empreendedorismo para egressos do sistema prisional do Ceará

13 de abril de 2022 - 17:23 # # # #

Ascom SAP

Os egressos do sistema penitenciário do Ceará recebem mais um curso de capacitação profissional. A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), em parceria com a organização cristã “Visão Mundial”, promove o curso de “Empreendedorismo – Iniciativa Semente”. É mais uma ação da SAP na atual gestão prisional que se tornou referência nacional.

A Visão Mundial é uma organização cristã que promove, entre diversas ações, estratégias de desenvolvimento e recuperação econômica voltadas para segmentos sociais vulneráveis.

Os egressos participam da qualificação com 20 horas/aulas. O curso é dividido em três eixos nos quais são abordados conteúdos sobre educação financeira, em que os participantes irão aprender sobre poupança solidária a capital de giro, além do módulo de empreendedorismo que ensina conceitos de marketing, inovação e planejamento para empreendedores.

Ao final das aulas, os egressos serão orientados no processo de ideação e prototipação de novos negócios, por meio da metodologia Business Model Canvas. Em seguida, vão defender seus projetos em um pitch para o mentor do programa, recebendo um aporte simbólico em dinheiro para darem início em seus empreendimentos.

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, enfatiza o trabalho desenvolvido pela coordenadoria para acrescentar ainda mais qualidade nas capacitações. “O principal objetivo do curso é aperfeiçoar ainda mais o trabalho desses empreendedores. Oferecemos essas ferramentas como forma de incentivo para se tornarem bons gestores e alavancar seus negócios”, atesta.

O Gerente de Projetos da Visão Mundial, Marcelo Meneses, ressalta a importância da iniciativa como uma nova chance de modificar a realidade dos egressos. “O curso visa contribuir com a modelagem e criação de novos negócios gerando oportunidade. Nosso objetivo é oferecer frameworks para discutir esses temas e fortalecer ainda mais o empreendedorismo local. Essas pessoas já receberam tanto “não” na vida, que a Visão Mundial juntamente com a SAP vieram dizer que chegou a hora do “sim”. Sabemos que não é fácil, mas com toda a ação dessa iniciativa sabemos que é possível e queremos passar esse sentimento para eles também”, conclui.

O egresso e aluno do curso “Empreendedorismo – Iniciativa Semente”, Walace da Cruz, acredita que neste curso será possível conhecer formas de melhorar a sua atuação como empreendedor. “Já atuo no mercado de trabalho como empreendedor e vou poder ampliar meu negócio com recursos obtidos a partir do programa Ceará Credi. Ter a oportunidade de criar um negócio, não quer dizer que vai prosperar. Existem muitos obstáculos e poucas pessoas para orientar o caminho certo. Um curso desse tipo traz orientações sobre como conduzir melhor o negócio. Gostaria de agradecer mais uma vez a chance de me aperfeiçoar cada vez mais”, afirma.