Apresentado projeto para beneficiar pescadores cearenses

4 de maio de 2022 - 16:02 # # # # #

Ascom SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará lançou nessa terça-feira (3), no auditório da entidade, em Fortaleza, o projeto FortPesca para os pescadores e pescadoras durante o Seminário Estadual de Fortalecimento da Renda e Trabalho para a Pesca Artesanal.

Durante o encontro, que contou com a presença da secretária da SDA, Ana Teresa de Carvalho, do secretário executivo da Pesca, Thiago Sá Ponte e do secretário de planejamento interno da SDA, Taumaturgo Júnior, foi destacado ainda o processo de cadastro para o acesso e recebimento dos kits de pesca.

O projeto está previsto de acordo com a lei Nº 17.603, 3 de agosto de 2021. E neste primeiro momento, centra forças na formação e coletagem de informações do cadastro das entidades representativas dos pescadores e a formação de banco de dados quanto à produção e comercialização.

Comporão os kits itens como tubos de linha, chumbanda, bóias pequenas, panagem, camisa uva, colete salva vidas, chumbo, anzol, freezers, mesa em inox e outras peças em composições com foco em entidades e pescadores marítimos e continentais.

“Esta é uma demanda antiga que a SDA tinha há anos, e foi regulamentada no ano passado por uma mensagem de lei enviada pelo governador Camilo Santana”, destacou o secretário Thiago Sá Ponte. O gestor prevê concomitantemente a relevância do cadastro dos pescadores para futuras políticas públicas dentro de um cenário real no Ceará.

Interessados em participar do projeto FortPesca devem cadastrar sua demanda por meio do sistema no site da SDA.