SPS entrega novas instalações de residência inclusiva para pessoas com deficiência e abrigo para crianças e adolescentes

10 de maio de 2022 - 14:39 # # # #

Ascom SPS - Texto

Ter um lar vai muito além de habitar uma casa, é muito mais sobre afetos e cuidados, e esta tem sido a missão da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que entrega nesta quarta-feira, 11 de maio, às 9h, mais um espaço de acolhimento humanizado, a VI Residência Inclusiva, que vai abrigar 14 jovens com deficiência que cresceram no Abrigo Tia Júlia.

O espaço vai funcionar vizinho ao Abrigo Tia Júlia, que teve suas instalações recentemente reformadas para atender melhor o público da casa. As novas instalações do abrigo serão entregues também amanhã com visita da secretária Onélia Santana. As crianças menores, que ainda estão na primeira infância, foram realocadas para outro espaço, e as crianças a partir de seis anos ficarão neste novo espaço.

A secretária titular da SPS, Onélia Santana, destaca que este é um novo formato de acolhimento que já vem sendo implementado há quatro anos no Ceará. “Acolher é muito mais do que só abrigar em um espaço físico, acolher é ouvir com atenção, desenvolver as habilidades do outro com perseverança e entender suas limitações, e tudo isto é o que nós estamos ofertando para eles nesta nova residência, um lar, um lugar em que receberão todo carinho e cuidados que necessitam”, destaca Onélia Santana.

Com os novos espaços, a SPS chega a VI residências inclusivas, com 81 abrigados. Dentre os quais, jovens e adolescentes com deficiências físicas e cognitivas em situação de vulnerabilidade social. A SPS também coordena 12 unidades de acolhimento para crianças e adolescentes, que ficam tanto na Capital quanto no interior, reunindo 169 crianças e adolescentes.

Serviço

Residência Inclusiva VI
Rua: Guilherme Perdigão, Nº 305 – Bairro: Parangaba – CEP: 60 720-420
Público Atendido: Jovens e Adultos com Deficiência (18 a 59 anos)